segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

VISITA À CRIPTA DE OSSOS DA IGREJA SANTA MARIA DELLA CONCEZIONE EM ROMA!!


Por Bia Parra



Devo dizer que estou obcecada por Roma...

Na verdade eu e marido Edu temos uma predileção toda especial pela história, pela grandiosidade, pelo clima... pelos romanos!!! A atmosfera de Roma é singular e a cada vez que embarcamos para lá ficamos enlouquecidos atrás do que ainda não vimos ou ainda não conhecemos ou queremos nos aprofundar.

Na minha próxima visita não deixarei de conhecer a Igreja Santa Maria della Concezione ou Nossa Senhora da Conceição dos Capuchinhos.

Esta igreja foi encomendada pelo Papa Urbano VIII em 1626, pois seu irmão, o Cardeal Antonio Marcello Barberini era um frei da ordem dos capuchinos.

Mas o mais interessante da igreja, o que meus filhos vão adorar, tenho certeza, é a cripta que está localizada na parte de baixo da igreja. O irmão do Papa, Cardeal Antonio Barberini ordenou, em 1631, que os restos de milhares de freis Capuchinhos fossem exumados e transferidos para a cripta. Os ossos foram colocados ao longo das paredes e os freis começaram também a enterrar seus próprios mortos lá, bem como os corpos de Romanos pobres, cujas tumbas ficavam embaixo do chão da atual capela das Missas.

A cripta, ou ossário, contem agora os restos de 4.000 freis enterrados entre 1500-1870, é assustador e bastante original também... tenho certeza de Alexandre Macqueen ia se fartar com a quantidade de caveiras...

Moda a parte, esta prática para nós um pouco estranha, data de uma época na qual a Igreja Católica permitia enterros embaixo e dentro de igrejas. A cripta subterrânea é dividida em cinco capelas e os ossos são dispostos de forma elaborada, transformando o espaço e uma obra de arte um tantinho macabra. 

Alguns esqueletos estão intactos e ainda vestidos em hábitos franciscanos, de verdade é incrível!!

Uma placa em uma das capelas diz em três línguas: "O que você é agora, nós um dia fomos; o que somos agora, você será um dia", dizeres um pouco pitorescos, mas tenho certeza, na medida de jovens curiosos...

Mas há vários outros motivos para a visita. A igreja foi construída entre 1626 e 1631 e contem obras de artistas famosos como Guido Reni, Gherardo delle Notti, Mario Balassi, Lanfranco, Domenichino, Baccio Ciarpi, Sacchi, Rusconi, Andrea Camassei, Girolamo Muziano, Alessandro Turchi e Pietro da Cortona.

Vários autores renomados visitaram a cripta e deixaram por escrito suas impressões como o  O Marquês de Sade que a visitou em 1775 ou Mark Twain, no verão de 1867. 

Fica a dica para a próxima visita a Roma...
Um beijo e ótima semana.


Nenhum comentário: