quinta-feira, 18 de abril de 2013

ARUBA – Calendário anual de eventos





Por Tatiana Sanches

Se você está decidindo qual época sair de férias para conhecer Aruba, talvez esse post te ajude a definir. Vou dividir com vocês as datas de eventos oficiais do ano todo e dessa forma você pode participar destes ou fugir deles caso o intuito seja descanso.


Durante todos os meses do ano existe em Aruba o Festival Bonbini que acontece todas as terças-feiras no Fort Zoutman das 18:30 às 20:30. Mistura arte, artesanato, comidas e bebidas locais, musicas e danças folclóricas.




Em JANEIRO podemos citar o Ano Novo com fogos de artifícios à meia-noite e grupos de músicas chamados “Dande” que passam de casa em casa cantando saudações de boa sorte para o ano novo.
Ainda em 25 de janeiro tem um festival em homenagem a memória de um líder político arubano (G.F.“Betico” Croes) que conseguiu introduzir uma moeda própria, estabeleceu hino e bandeira nacional em Aruba.


Em FEVEREIRO podemos citar o carnaval (por vezes em Março) antes da Quaresma, toda a ilha participa de desfiles pelas ruas com fantasias e carros alegóricos, musica e danças e ao final é eleita a Rainha do Carnaval. O  evento final é um grande desfile de dia inteiro realizado antes da quarta feira de cinzas.




MARÇO há a Maratona Internacional de Aruba (21 km), maiores informações sobre a data exata ou detalhes enviar e-mail para idefre@setarnet.aw ou idefre@hotmail.com .



Em 18 de Março tem o Dia do Hino e da Bandeira – Nesta festividade oficial na praça Betico Croes em Oranjestad (local tradicional de celebração) , acontecem demonstrações de bandeiras, musica nacional e eventos folclóricos.



Em ABRIL contam com 3 eventos Garage Central Extravaganza Drag Race onde competidores internacionais  participam do evento de corridas organizado pela Aruba Drag Race Foundations (ADRF). www.arubadrag.com .




Tem ainda a Corrida Internacional Boulevard de 10 Km e em 30 de Abril há o Dia da Rainha, festividade oficial em homenagem à Rainha Beatrix da Holanda. A data é celebrada com cerimônias, musica típica e eventos esportivos.


1º de MAIO assim como no Brasil é o Dia do trabalho (feriado oficial) e tem no mês um Festival de comida, vinho e Arte de Aruba onde acontecem degustações de comida e vinho, com jantar preparado por famoso Chef. Exibição de arte em “pâtisserie” e tributo a um artista ou banda. Para maiores informações  frans.sydow@westin.com .



JUNHO é um mês de muito esporte, Tem o Aruba Hi-Winds onde praticantes de Windsurf de 30 países competem pelo título. Há eventos para adeptos de todas as idades e níveis de habilidade. 
www.aruba-hiwinds.com .


Tem também o Triatlon Internacional de Aruba – Evento composto por um trecho de natação (1,5 km), uma corrida de bicicleta (40 km) e uma corrida de atletismo (10 km). Para inscrições ou informação contatar arubatriathlon@hotmail.com .



Em JULHO tem o Projeto de Conservação de Recifes de Aruba, evento anual de conscientização ambiental  onde turistas, mergulhadores locais e habitantes da ilha  participam de um programa de limpeza durante um fim de semana para ajudar na preservação do ambiente marinho da ilha. Há também um Torneio internacional de Boliche para jovens (Eagle Bowling Palace).




AGOSTO tem como atrativos um Torneio Internacional de Golfe de Aruba para profissionais e amadores, tem também a Corrida de 10 km de Turibana a Santa Cruz, a inscrição começa dia 1º de Agosto (idefre@setarnet.aw ou idefre@hotmail.com ).



Podemos falar também da “ One cool Races “ que pode também acontecer em Setembro onde provas nacionais são realizadas na pista internacionalde Palo Marga (draginaruba@hotmail.com).



Em SETEMBRO para os amantes de carteado tem o Clássico de Pôquer de Aruba, um torneio sem limite estilo Texas Hold e que reúne pessoas do mundo todo para competir por milhões de dólares. 





OUTUBRO conta com o Festival de música de Aruba onde músicos conhecidos internacionalmente se apresentam em Aruba, nos eventos anteriores se apresentaram John Mayer, Pat Benatar entre outros.
Tem também a Balashi Beer Finals Super Finas Drag Races onde participam Estados Unidos, Porto Rico, Venezuela, Curaçao, Bonaire , St. Maarten e Aruba. (draginaruba@hotmail.com).



NOVEMBRO tem Campeonatos internacionais de Tênis de Praia, Aruba está entre os primeiros a realizar um campeonato desse esporte e a competição acontece na praia de Eagle Beach.


Conta também com a Regata de Catamarãs Heineken, evento anual que reúne coloridos catamarãs da Europa. E uma Oficina para turistas do Pintor arubano Gustave Nouel, onde esse pintor internacional ministra oficinas de pintura com fundamentos, explorar os segredos das misturas de tintas e etc. (info@multimedia.aw).


E finalizando o ano DEZEMBRO que no dia 05 comemora o Dia de San Nicolas, feriado que celebra o aniversário de San Nicolas, que tradicionalmente chega a Paardenbaai Harbor antes de seu aniversário para cumprimentar as crianças de Aruba e presenteá-las por seu bom comportamento.




Espero que o post ajude bastante a vocês viajantes de plantão.

Até a próxima!!!

Nenhum comentário: