quinta-feira, 25 de abril de 2013

St. Maarten – Tudo sobre esse lado da ilha...




Por Tatiana Sanches


Desde seu descobrimento por Cristóvão Colombo em 1.493, Espanha, França, Grã Bretanha e Holanda reclamaram sua soberania sobre a ilha que em 1.648 um tratado dividiu em duas regiões e assim foi formado St. Maarten e St. Martin (St. Maarten – Holanda e St. Martin França).




Hoje em dia, ambos os lados oferecem hotéis, restaurantes e lojas e a pouca diferença, com exceção das línguas, da divisão oficial e do estilo dos resorts. Como é destino de inverno favorito dos americanos, o idioma inglês e o dólar são habitualmente usados, vale dizer também que a maioria dos estabelecimentos aceitam cartões de crédito.





As compras são uma das atrações mais bacanas para ambos os lados da ilha, pois os preços são livres de impostos, ou seja, eletrônicos, joias, cosméticos em geral e outros artigos importados sempre custam menos do que nos Estados Unidos. Em Philipsburg e Marigot estão as boutiques de grife, joalherias e lojas de artigos eletrônicos e óticos, câmeras fotográficas, cristais, bebidas, perfumarias e galerias de arte.



Falando sobre as opções de entretenimento noturno que St. Maarten oferece, podemos citar os 14 cassinos, que convenientemente estão sempre dentro ou próximos aos grandes hotéis e dezenas de restaurantes que vão dos informais até os dos Chefs renomados, podemos ainda falar das diversas casas noturnas espalhadas pela ilha.






Apesar de se ter maior mobilidade se alugar um carro, vale comentar que há táxis disponíveis por toda a ilha e como as atrações estão sempre estrategicamente localizadas para facilitar a vida dos turistas não precisam se preocupar muito com isso.






Em St. Maarten você encontrará a praia que tem o seu jeito, seja para praticar Windsurf, snorkel, mergulhar, andar de jet-sky ou simplesmente tomar sol. Entre as praias mais famosas estão: Mullet Bay que tem 1.500m de extensão, Little Bay é perfeita para snorkel com suas águas calmas, Dawn Beach  com areias brancas,  Guana Bay Beach que é perfeita para a prática de windsurfe e kite surf e tem uma vista para St. Barthelemy, entre outras praias maravilhosas que irão encontrar.




Para falar sobre mais atividades além de praias e vida noturna quero contar que existem outras opções como velejar e acabar cruzando a linha imaginária entre mar do caribe e oceano, pescaria em alto mar, Museu de Sr. Marrten que conta a história da ilha, bem como o St. Maarten Park onde poderá conhecer a fauna e flora desde os tempos dos Arawaks, primeiros habitantes da ilha.







Vocês podem ainda fazer passeios de um dia para conhecer as ilhas vizinhas, como Anguilla, Saba, St. Barths, St. Eustatius, St. Kitts, Nevis e a desertaPrickly Pear, mas não esqueça de levar seu passaporte para esses passeios!!!






Possui uma gama hoteleira enorme e oferece hotéis para todos os bolsos, desde um hotel urbano simples, até complexos hoteleiros superluxuosos e privativos.





Seguem algumas informações básicas: Bancos funcionam de 2ª a 6ª feira das 08h30 às 15h30. A temperatura média da ilha é de 27° C, é aceita carteira de habilitação internacional, Para imigração é necessário passaporte válido, comprovante de hospedagem, passagem de volta e fundos bancários suficientes para sua hospedagem. O fuso horário é de 1 hora a menos em relação a Brasília.








Seja por avião ou por navios espero que tenham ficado com "água na boca" assim como eu de conhecer essa ilha!











Até a próxima!!!

Nenhum comentário: