terça-feira, 30 de abril de 2013

BARRA DE SÃO MIGUEL – ALAGOAS

Por Helena Ruano


Um paraíso no Nordeste e não é um exagero, Barra de São Miguel se localizada no litoral do Estado de Alagoas a mais ou menos 33 km da capital, Maceió.
Muito conhecida por suas belas praias paradisíacas de areia fina e aguas cristalinas, onde ha uma das maiores formações de corais, paralela a costa formando uma grande piscina natural do município. Sua boa infraestrutura com hotéis e restaurantes de destaca ainda mais em alta temporada, a sua gastronomia marca presença e surpreende com peixes e os frutos do mar com aquela comidinha regional.




Porém todo esse paraíso veio se transformando em um destino turístico ao longo dos anos, no século XVI era ocupada pelos Índios Caetés, um lugar perfeito para cultivo da agricultura. Foi em sua primeira expedição ao Brasil que Américo Vespúcio descobriu e o lugar logo foi transformado em um núcleo de pescadores, sua principal atividade.

O local ficou muito marcado pelo acontecimento onde a tribo dos Índios Caetés (famosos canibais), “jantaram” o Bispo Don Pedro Fernandez Sardinha que vinha de Portugal para catequizar a região. Levava com ele a imagem de Nossa Senhora de Santana a qual foi encontrada mais tarde e acabaram nomeando a padroeira da cidade.
Já no século XX constituiu-se como município independente e atualmente é um dos lugares mais visitados do Estado de Alagoas.

Um dos acontecimentos que tornam esse lugar muito especial é o Carnaval de Barra de São Miguel é uma festa conhecida por todos e é a preferida dos jovens, são realizadas diversas atividades durante os dias, todas com muita animação, muito frevo, desfiles nas ruas, as noites são cheias de diversão até altas horas.

É valido também ir à igreja de Santana que foi construída com a ajuda da população.

O Rio Niquim que desemboca no Oceano Atlântico é bastante frequentado pelos banhistas, próximo a Lagoa Niquim com típicos passeios de barco/canoas podendo visitar as diferentes ilhotas que são encontradas ao redor em municípios vizinhos.

E uma vez que está lá, por que não conhecer as suas belas praias, como a praia de Barra de São Miguel onde o banho e o mergulho são os esportes mais praticados.
Muitas coisas são realizadas durante o ano dentre essas que já citamos o festival de musica, festas religiosas dedicadas a sua padroeira são mais algumas.

A Praia do Gunga é um dos cartões postais de Alagoas, coberto por coqueiros tem uma extensa ponta de areia branca que possui uma ótima estrutura com bares e restaurantes. A praia do Meio muito frequentada pelos surfistas, praia Bonita, praia das conchas e a praia da Atalaia.

O Kenoa Exclusive Beach SPA & Resort não deixa a desejar nem um pouco quanto ao cenário do local. Um resort super recomendado.





Até a próxima,
Um beijo Afinal Turismo.





Nenhum comentário: