sexta-feira, 12 de abril de 2013

DESCOBRINDO A ESLOVÊNIA...

Por Bia Parra



Hoje vou falar da Eslovênia... um País lindo com 70% de sua aérea coberta por florestas e um povo super amistoso e receptivo.

Situada no sudeste europeu a Eslovênia faz fronteira com países deliciosos como a Itália, Áustria, Hungria e Croácia sendo, portanto uma ótima opção para fazer uma combinação de roteiro interessante.

Ainda que a língua predominante seja o esloveno, o inglês é amplamente falado e compreendido, então fica fácil, né... a gente não precisa se assustar com cardápios ou para pedir uma água. Além disso, os idiomas das respectivas fronteiras também são falados pelos povos locais, o que torna o pais poliglota... eu acho

sensacional!!!

O clima é super interessante, varia de Alpino ao mediterrâneo. Os verões são suaves e secos e o inverno é um frio de rachar, assim a melhor época para visitas vai da segunda quinzena de abril até outubro, depois é congelante!!  Pra quem quer curtir um Natal bem tradicional é perfeito!!!

Sua capital Ljubljana é deliciosa com todas as facilidades de uma capital moderna e a simpatia de uma cidade pequena. Sua localização não poderia ser melhor, fica entre os Alpes e o Mar Adriático em uma bacia onde o rio Ljubljanica deságua no rio Sava. As visitas obrigatórias ficam por conta do Castelo Ljubljana e sua linda vista da cidade, o Rio Ljubljana e suas 3 principais pontes, a Ponte do Dragão (grande exemplo de Art Nouveau), o Monastério Franciscano e a Igreja da Anunciação, todas as construções medievais que merecem uma longa visita.
Outras cidades também devem ser visitas como Bled, Portoroz e Postojna, cidades únicas com atrações indescritíveis para quem curte história e muita natureza. Os deslocamentos são muito fáceis, route must go!!!

BLED
Do ponto de vista histórico registros marcam o início da Eslovênia há cerca de 250.000 anos. Os celtas chegaram à região durante os séculos IV a.C. e III a.C.. O povo celta fundou Noricum. Por volta do século I a.C., Noricum foi anexada pelo Império Romano, fundando cidades do Império no local, entre as quais algumas são Emona, Celeia e Poetovia. No século V ocorreu a divisão do Império Romano, fazendo com que o território esloveno ficasse, juntamente ao Croata, no Império Romano do Ocidente. No século VI, chegaram os eslavos, povo que daria origem ao país. Estes fundaram o primeiro estado eslavo, o ducado de Carantania, na região da atual Carinthia.
PORTOROZ

POSTOJNA
Em 1918, com o fim da Primeira Guerra Mundial, a Eslovênia passou a fazer parte do Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos. Em 1929, sob ditadura de rei Aleksander Karađorđević, o país passou a pertencer ao Reino da Iugoslávia. Já com o término da Segunda Guerra Mundial em 1945, a Eslovênia, juntamente com a Croácia, Bósnia e Herzegovina, Macedônia, Sérvia e Montenegro formaram a República Socialista Federal da Iugoslávia.

Já em 1990, após a realização das primeiras eleições multipartidárias na Iugoslávia, a Eslovênia decidiu separar-se da Federação Iugoslava. Em 1991, a Eslovênia foi reconhecida pela União Europeia, à qual aderiu em 1 de Maio de 2004.

Fica a dica para quem busca um destino diferente e bastante original, como todos nós gostamos!!!

Um beijo e ótimo final de semana!!!

*Inspiração: Teresa Perez Tours

Nenhum comentário: