terça-feira, 7 de maio de 2013

PARANAPIACABA EM UM DIA...

Por Helena Ruano



Um distrito do município de Santo André, no estado de São Paulo.
Foi utilizada como centro de controle operacional e residência para os funcionários da companhia inglesa de trens, que operava a estrada de ferro que realizava transporte de cargas e pessoas do interior paulista para o porto de Santos e vice-versa.

Em 1874 foi inaugurada a estação do Alto da Serra que mais tarde foi denominada estação de Paranapiacaba, no ano de 1898 foi erguida uma nova estação e como característica principal tinha o grande relógio que se destaca no meio da neblina que é muito comum nessa região. Paranapiacaba é “dividida” entre a Vila Velha e a Vila Nova.

Mais tarde em 1981 no dia 14 de janeiro ocorreu um incêndio na antiga estação que a destruiu completamente e o sistema foi desativado.
Conheça alguns dos lugares que são visitados em Paranapiacaba.
O museu do funicular trata-se da exibição de maquinas, diversos objetos de uso ferroviário, fotos de funcionários da ferrovia.

A igreja de Paranapiacaba chamava-se Capela do Alto da Serra celebrou pela primeira vez em 8 de agosto de 1884.
O museu do castelo, também denominada de “Castelinho” é localizado no alto de uma colina tem uma vista privilegiada para toda a vila ferroviária e para ser a residência do engenheiro-chefe que gerenciava o trafego de trens e os funcionários residentes na vila.
Simbolizava a liderança e a hierarquia que os ingleses impuseram a toda a vila.

Clube União Lira Serrano edificada na década de 1930 possui um hall que distribui os acessos, o salão se transformava em uma quadra de futebol, e o palco realizava muitos eventos, possuía adaptação que projetava filmes de cinema. Na parte de cima dá acesso a uma sala de troféus onde podia apreciar a colação de premiações de futebol.


As casas geminadas com maior numero de cômodos eram de ferroviários que possuem família, construídas em madeira, já as casas dos engenheiros eram casas de alto padrão e também as casas de solteiros conhecidas como barracos, havia poucos sanitários e chuveiros então os trabalhadores se revezavam em turnos.

O “locobreque” tinha a função de frear a composição na descida da serra que simultaneamente puxava outra que subia, a maquina funcionava pela queima de carvão ou madeira.


Paranapiacaba é um lugar cheio de historia é muito legal conhecer e você pode fazer isso em um final de semana sem problema, com uma ajuda de um guia turístico do local que te leva para conhecer trilhas muito bacanas.


Fiz esse passeio com o pessoal da faculdade, achamos muito interessante e nos divertimos demais.






Vale a pena conferir em um final de semana!
Um beijo Afinal Turismo.




Um comentário:

joaozinhomenininho disse...

Legal demais Paranapiacaba!!!
Bom relato e fotos...

Cicloabraços
Joaozinho
www.joaozinhomenininho.blogspot.com