segunda-feira, 8 de junho de 2015

ANTHEM OF THE SEAS: O FUTURO EM ALTO-MAR

Por Helena Ruano


Quando os passageiros do novíssimo Anthem of the Seas fazem o seu check-in recebem um envelope com as chaves da cabine com aa seguinte frase: “Bem Vindo à Classe Quantum. O Futuro está aqui”. Após um rápido reconhecimento, é possível perceber que não se trata apenas de um discurso ensaiado ou de pura retórica. A nova embarcação da Royal Caribbean, que foi inaugurada no final do abril em Southampton, na Inglaterra, cumpre o que promete e reafirma o sucesso de todas as inovações que estrearam com o primeiro navio desta classe, o Quantum of the Seas, que começou a navegar em novembro de 2014.

As diferenças são sutis. Entretenimento, restaurantes, espaços e atividade a bordo são exatamente iguais aos encontrados no Quantum. Alguns detalhes na decoração e nas obras de arte expostas em diversas partes do navio fazem o Antheum assumir uma personalidade própria. A diferença que mais interessa ao mercado brasileiro, no entanto, não está no transatlântico em si, mais sim nos roteiros que ele fará.

O Quantum está hoje dedicado de forma exclusiva à China e embora receba passageiros vindos do Brasil, a Europa e o Caribe ainda são os destinos preferidos pelos brasileiros que fazem cruzeiros no exterior. E são exatamente essas regiões que serão contempladas pelo Anthem. 

Até outubro, ele terá roteiros alternados pela Europa, partindo de Southampton, e pelo Caribe, partindo de Cape Liberty, em Nova Jersey. Após o final do verão no Velho Continente, ele fica de vez em Cape Liberty (próximo à Nova York), que passa a ser sua base oficial e navegará em roteiros que incluirão Flórida, Bermudas, Bahamas, St.Maarten, San Juan, além de Canadá e Nova Inglaterra, entre outros.

Tecnologia e inovações a bordo do Anthem, o titulo de navio mais moderno do mundo não é por acaso. A tecnologia é a principal característica do Anthem of the Seas e as inovações estão por toda a parte. Desde as cabines, passando pelo entretenimento e até a internet wifi oferecida aos hóspedes.

Além da internet, um dos símbolos do navio mais moderno do mundo é o Bionic Bar. Nele, os pedidos são feitos por meio de tablets que ficam tanto no balcão como nas mesas. O mais inovador, no entanto, é que os drinks são preparados por dois robôs. Mesmo quem não gosta de beber dá uma passadinha no bar para admirar a habilidade dessas máquinas.

Os hospedes começam a ter contato com as inovações desde o check-in, que pode ser feito de forma online, onde é possível fazer o upload da foto de identificação e receber uma confirmação digital. Desta forma, ao chegar ao terminal, os passageiros eliminam esta etapa e o embarque acontece em aproximadamente dez minutos.

Por dentro do navio, assim como o seu irmão gêmeo, o Quantum, o Anthem of the Seas foi construído pelo estaleiro de Werft, na Alemanha, e conta com uma capacidade total para 4.905 hospedes. Ele tem 168.666 toneladas, 348 metros de comprimento, 41 metros largura e atinge 22 nós de velocidade. São 18 decks no total, sendo 16 dedicados aos hospedes e 16 elevadores.

Para operacionalizar a embarcação e os serviços a bordo, cerca de 1,5 mil tripulantes trabalham no transatlântico. Para acomodar os hóspedes, são 2.090 cabines, sendo 1.571 com varanda, 148 externas e 375 com varandas virtuais, além de 34 acessíveis. As acomodações com varanda virtual são internas, mas oferecem telas em LCD que mostram, em tempo real, as vistas e o som exterior. 

Há ainda 16 cabines Família Conectadas, que contam com quartos e banheiro separados. Uma novidade, que também pode ser encontrada no Quantum, são as 28 cabines Studio, voltadas para hóspedes single.

As áreas de entretenimento, equipadas com tecnologia de ponta, também são destaques. Uma delas é o Two70, um ambiente om uma grande sala com capacidade para 540 pessoas e uma vista panorâmica para o mar de 270°, além de paredes de vidro no chão ao teto abrangendo quase três decks.

O SeaPlex é o maior espaço de atividades esportivas indoor em alto-mar, com experiências inéditas para os hospedes da Royal, como carrinho de bate-bate, escola de circo com trapézio e patinação. À noite ele ainda é palco para festas, com destaque para o DJ, que fica em uma espécie de grua e passeia acima do publico.

Outro destaque é o North Star, uma capsula que leva os passageiros a mais de 90 metros de altura. Há ainda o RipCord by iFLY, simulador de paraquedismo e o Flow Rider, simulador de surf.

O Music Hall promete ser espaço mais animado para musica ao vivo do navio, com performances de bandas, cantores, DJs, festas temáticas e bilhar, entre outros. Por fim, o Royal Theater, o teatro principal do navio, se utiliza as ultimas tecnologias para criar performances surpreendentes, além de ser palco de musicais da Broadway. Um deles é o We Will Rock You, presente também em outros navios da Royal Caribbean e que já foi assistido por 6,5 milhões de pessoas.

A gastronomia também faz parte das inovações da classe Quantum, que inauguraram o conceito “Dynamic Dinner”, que oferece ao hospede a opção de escolha aberta de horários para jantar (enquanto os cruzeiros convencionais possuem reservas no primeiro ou segundo turno fixos), além de uma seleção de restaurantes incluídos e de especialidade. São 18 opções de restaurantes lanchonetes e bares, sendo que 11 estão inclusas e as outras sete são complementares. Praticamente todo o tempo há algum deles em funcionamento.

Um sonho navegar no navio mais moderno do mundo!!!

Inspiração, informações: *** FOLHA DO TURISMO – M&E – MERCADO & EVENTOS – Maio/2015 – 1° quinzena – Ano XII – N° 271 – Triagem: 16.600 (Texto de: Anderson Masetto) *** Imagens retiradas: www.mtcglobalsolution.com; http://www.logitravel.pt/cruzeiros/fotos-anthem-of-the-seas-15373308.html

Nenhum comentário: