segunda-feira, 15 de junho de 2015

CONHEÇA ALGUMAS DAS PRAIAS MARAVILHOSAS DA FLÓRIDA

Por Helena Ruano

Com quase 1.328 quilômetros de praias, a Flórida tem sempre uma praia capaz de agradar a todos os gostos e satisfazer todos os desejos: seja excelente para a prática de mergulho com snorkel ou excelente para a prática de surfe, quieta e recôndita ou social e repleta de ação, de areias brancas e cristalinas ou cheias de rochas escarpadas.

Tire um tempinho na Flórida e descubra a praia que está esperando por você.


Hoje vamos falar de algumas que vale a pena conhecerem.

KEY WEST

Essa praia é uma verdadeira joia oculta e geralmente passa despercebida pelos visitantes por que fica escondida em uma parte menos visível da ilha. A aqueles que considerem a praia do parque estadual Fort Zachary Taylor Historic State Park a melhor de Key West. Localizado no ponto onde o Oceano Atlântico se encontra com o Golfo do México, o Fort Zanch (como é chamado pelos residentes locais) tem águas claras, uma área sombreada para piquenique e excelente opção ara pratica de mergulho com snorkel ao redor de rochas que não ficam muito longe da beira. 

MIAMI BEACH

Quando ouvem falar em South Beach, as pessoas pensam logo na praia do Lummus Park. Localizada no outro lado da Ocean Drive, onde ficam os famosos hotéis e restaurantes Art Déco, essa extensa praia e o melhor lugar da cidade para se apreciar o vaivém de gente bonita. Você vai reconhecê-la por que já foi palco de inúmeros comerciais e show de TV. Se tiver sorte, vai ate deparar-se com alguma filmagem. Entre Ocean Drive e a imensa extensão de areia, Lummus tem um parque relvado e cheio de palmeira. Um caminho serpenteia através o s jardins paisagísticos e é um dos locais favoritos para ciclismo, andar de patins e dar passeios a pé. É uma praia para quem gosta de um toque urbano e não tem nada contra banhistas topless (pratica que é totalmente legal lá).

ÁREA DE FORT LAUDERDALE

Fort Lauderdale tem um das praias urbanas mais animadas. Mas se prefere ter só para si uma praia extensa e selvagem, ladeada por plantas aquáticas e uvas-da-praia siga por 15 min no rumo sul de Fort Lauderdale para ir até o parque estadual John U. Lloyd State Park, em Dania Beach. Percorra a praia no rumo sul e encontrara isolamento e tranquilidade. A praia tem pouco mais de 04 quilômetros, mas a maioria das pessoas prefere se amontoar em torno da ampla área de piquenique e da zona de natação supervisionada por guarda salva-vidas. Essas praias também oferecem uma emoção que não se encontra em nenhuma outra praia da Flórida: um longo quebra-mar adjacente ao movimentado canal de Port Everglades. Desse quebra-mar, você poderá observar a passagem de navios de cruzeiros com 20 andares de altura ou navios-tanque de quase um quarteirão de comprimento.

ÁREA DE WEST PALM BEACH

Para explorar a praia de Peanut Island, você tem que ir de barco. Por sorte, isso é fácil e muito divertido. Você pode tomar um ônibus especial ou um táxi aquático. Esse parque do condado, que tem 80 acres de extensão e possui áreas de natação vigiadas e locais para piqueniques, é uma ilha feita pelo homem, situada bem no meio do porto de Palm Beach. Com seu litoral rochoso e localizado diretamente na boca da enseada, da o melhor acesso a pratica de mergulho com snorkel no sul da Flórida. Pode-se observar uma variedade de peixes coloridos mesmo estando com agua somente ate a cintura, o q a torna especialmente popular entra a família. O mergulho é melhor quando a maré está alta.

NAPLES

Há muitas praias ótimas em Naples, mas a de Clam Pass Park tem algo muito especial. Em primeiro lugar, só chegar até ela já é uma aventura. Você pode ir a pé, passeando, ou tomar um trenzinho que sai do estacionamento e percorre um calçadão de madeira de cerca de meio quilometro de comprimento por entra uma floresta de manguezais. Ao sair desse túnel sombreado, você vê uma praia de ofuscantes areias brancas e, mas azul-turquesa. A praia é linda, ais o que há de especial é a passagem em si, uma abertura estreita em meio aos manguezais, semelhante a um rio, é que dá pé pra um adulto – exceto na maré alta. Se você pular nas águas dessa passa, sentira o delicioso fluxo das marés, se estiver na enchente, você boia para dentro de uma lagoa cercada por mangues, bastante rasa. Se estiver na vazante, você flutua em direção ao Golfo e as águas permanecem rasas por uma longa distancia. Assim, você vive uma “preguiçosa” aventura fluvial onde o curso e a profundidade da água oferecem segurança e também diversão.

FORT MYERS BEACH

Se você gosta de vida silvestre, a praia do Lovers Key State Park é uma excelente opção. Com cerca de 4 quilômetros de extensão, a praia é ladeada por arvores e vegetação natural onde habitam inúmeros pássaros, incluindo dois ninhos de águia-de-cabeça-branca (a bald eagle americana) e muitos ninho de água-marinha. No inverno, os canais do parque também atraem peixes=bois. A areia, compacta, é perfeita para catar uma diversidade de conchas e pitorescos pedaços de madeira trazidos pelo mar. O parque estadual Lovers Key fica na ilha barreira logo a sul da linda praia de Fort Myers e  recebeu esse nome porque, durante anos , só se podia chegar a ele por barco. Por isso, só os casais apaixonados em busca de isolamento se davam ao trabalho de ir até lá.

ÁREA DE TAMPA

O Caladesi Island State Park é um verdadeiro paraíso. Essa praia isolada, localizada ao largo do litoral urbano de Clearwater Beach e Dunedin, foi apontada com a praia n°1 da América pelo Dr. Beach em 2008. Só se chega a ela de barco, parte de Honeymoon Island e, geralmente, pode-se avistar golfinhos durante o trajeto. Além de golfinhos, o parque tem também uma variedade de pássaros. Nas aguas cristalinas, você pode avistar caranguejos, conchas vivas e arraias. É uma praia natural, que permite que as plantas aquáticas se mantenham na areia.

Honeymoon Island tem uma praia espetacular, capaz de atrair multidões. Mas, mesmo quando o estacionamento está cheio, você consegue encontrar isolamento e natureza. É uma combinação pouco comum de praia acessível com amplo espaço para estacionar, pontos de venda e comodidade, om uma praia natural, repleta de vida silvestre. Com 385 acres, o parque tem três praias distintas, uma próxima ao estacionamento e aos pontos de venda, outra para cães e a terceira é uma restingo, que fica no norte. A areia desta ultima não ganharia ponto em nenhuma classificação, pois é cheia de pedras e conchas, mas tem uma extensão de pouco mais de 4,8 quilômetros. A restinga de areia se estende até o Golfo do México.

JACKSONVILLE

Não faltam praias maravilhosas perto de Jacksonville, mas há uma praia mais afastada, mais conhecida pelos residentes locais, que vale a pena conhecer: Huguenot Memorial Park, em Fort George Island. Huguenot é a ultima praia de Jacksonville onde você ainda pode dirigir seu carro sobre a areia compacta. Mesmo sem considerar esse aspecto convidativo, a praia tem muito a oferecer. É cheia de grandes dunas de areia e vida silvestre. É ótima para a pratica de surfe e, geralmente, os pescadores tem sorte. Na maré baixa, a beira da praia aumenta significantemente. Você pode nadar no lado da enseada da ilha, mais protegida do que no lado Oceano Atlântico, onde o mar é mais bravo. Dicas: O parque fica bastante cheio nos finais de semana. 

PENSACOLA

Fort Pickens in the Gulf Islands National Seashore atrai muita gente que deseja conhecer o forte da era da Guerra Civil em excursões individuais ou lideradas por guias. Praia de 11,2 quilômetros de extensão. Batizada de Langdon Beach e situada na ilha barreira Santa Rosa, possui areias brancas como a neve.  O cenário é lindo quando se dirige rumo ao forte. A praia é tão grande que é impossível que fique apinhada de gente. Além disso, oferece comodidades como, por exemplo, guarda salva-vidas, aluguel de chuveiros, bicicletas, cadeiras e barracas de praia. Se você precisar se esconder um pouco do sol, encontrara sombra e agua fresca no forte.

PANAMA CITY

A praia de St. Andrews State Park, apontada como a melhor da América pelo Dr. Beach em 1995, é conhecida pela tonalidade azul-turquesa de suas aguas e pelo ofuscante branco de suas areias. Combine essas qualidades com os dois quebra-mares do parque e terá como resultado o ambiente ideal para mergulhar com snorkel. Aqui, até as crianças pequenas podem praticar esse mergulho, já que o quebra mar que fica a oeste cria uma área serena e protegida, onde os mergulhadores podem ver arraias, peixes, ouriços do mar e estrelas do mar. A praia é ladeada por grandes dunas e o parque também tem trilhas para quem desejar fazer caminhadas e ir até um lago onde geralmente, se podem avistar jacarés. Ao longo da enseada, fica uma segunda parte de St. Andrews, a selvagem e inexplorada Shell Island. Há um serviço de ônibus que ligam esses dois locais.

Uma ótima semana a todos,

Até a próxima,

Beijos,
Afinal Turismo.

Inspiração, informações: *** FOLHA DO TURISMO – M&E – MERCADO & EVENTOS – Maio/2015 – 1° quinzena – Ano XII – N° 271 – Triagem: 16.600 (Texto de: Bonnie Gross) *** Imagens retidas dos sites: www.cumminscederberg.com; www.goin2travel.com; www.10best.com; www.co.palm-beach.fl.us; www.flickr.com; www.beachhunter.net; www.visitflorida.com; www.tripadvisor.com; www.audubonoffloridanews.org; www.travellogs.us

Nenhum comentário: