segunda-feira, 1 de junho de 2015

JUMEIRAH VITTAVELI – ILHAS MALDIVAS

Por Helena Ruano



O destino é uma porção de ilhas paradisíacas reunidas em atóis nas águas reluzentes do Oceano Índico forma o território das Maldivas, a menor nação da Ásia. No total, são 1.192, das quais apenas 200 são habitadas. O número reduzido garante a sensação de refúgio remoto, reforçada pelos resorts que, via de regra, ocupam cada um uma ilha inteira.

A Bolifushi, no South Male Atoll, é exclusivamente do Jumeirah Vittaveli. Nesse atol, estão os primeiros hotéis a fincar raízes nas Maldivas. A razão do pioneirismo é simples: além de cenários fascinantes e da proximidade com a capital Male, distante a uma viagem de barco de apenas 20 minutos. Os pontos de mergulho mais top estão no mar que separa South e North Male Atoll, o grupo de ilhas vizinhas.

Como em todo endereço idílico, South Male Atoll exala um clima relax graças à pequena quantidade de moradores: somente três ilhas do atol são habitadas. Massfushi, a maior, tem uma população de 1.150 pessoas, seguida de Guraidhoo, com 1.400. E, nas Maldivas, tamanho é inversamente proporcional a capacidade de encantar...

O Jumeirah Vitaveli disponibiliza bicicletas para os hospedes em cada uma das villas, assim podendo conhecer o pequeno paraíso chamado South Male Atoll. A cada pedalada, uma sequencia de predicados aparece para arrebatar, paralisar e emocionar. As Maldivas sugerem desligar-se do
mundo, em tempo integral.

As paredes de vidro permitem que a natureza entre, sem cerimonia, como convidada cativa no Talise SPA. Massagens a dois, em salas privativas, tornaram-se uma desculpa recorrente para experimentar os poderosos produtos 100% orgânicos da marca lla, que, aliados às técnicas de tratamento baseadas na cura yogue e no fluxo de energia, faziam um bem danado ao corpo e à alma.

Muitos deles carregavam na fórmula óleo de coco puríssimo, o ouro das Maldivas, feito ali mesmo, no hotel. Diante dos olhos atentos dos hospedes, profissionais rápidos e precisos nos movimentos retiravam do fruto o elixir da beleza.

Extrair alimentos da terra e do mar e transforma-los em obras de arte gourmet é outra especialidade do Jumeirah Vittaveli. Como resistir aos aromas adocicados do curry, dos três restaurantes do hotel? Ou das receitas que unem ingredientes das culinárias maldívia, árabe e indiana em um único prato?

Criações como o Vittaveli Grilled Seafood, um mix de lagosta, caranguejo, camarão, atum e peixe, atestavam a vocação do MU Beach Bar & Grill de surpreender não só um, mas os cinco sentidos.

Jantares à luz das estrelas no Fenesse, drinques ao pôr do sol no Bar-ee, churrasco maldívio na praia, piquenique sob um gazebo e café da manhã na areia, servido antes mesmo de o sol nascer, transcendiam as experiências gastronômicas no hotel a momentos de romantismo pleno.

A piscina privativa e as espreguiçadeiras dispostas como plateia do espetáculo natural das Maldivas faziam a vida na Water Villa Sunset seguir incrivelmente sem pressa. O azul do Índio diminuía a vontade de arredar o pé para qualquer outro lugar. Afinal, um terraço que se conecta diretamente ao mar, é de tirar o fôlego. 

Mas o hotel e as paisagens da ilha convidam a trocar o sossego gostoso da acomodação por uma injeção de adrenalina: kitesurfing, windsurfing, wakeboarding, mergulho... Um cardápio turbinado de atividades aquáticas eleva a mil as emoções e acrescenta ainda mais essa experiência de estar no Jumeirah Vittaveli.

Algumas dicas bacanas:

O clima no South Male Atoll não costuma mudar muito: manhãs amenas, dias ensolarados e brisa ao anoitecer. A temperatura média é de 30°C o ano inteiro, seja na estação seca, de dezembro a abril, ou na úmida, de maio a novembro, época em que a ilha sofre influencia dos ventos das monções.

Hospedar-se na Presidential Vila, previsto para setembro de 2015. Em 800 m², ela contará com piscinas, adegas, deque com espreguiçadeiras, chuveiro, spa e fitness center, além de píer privativo (jetty) e praia exclusiva.

Vivenciar o Dining by Design filosofia do Jumeirah Vittaveli baseada no reconhecimento dos gostos individuais, ou seja, o hospede escolhe o local onde deseja fazer refeições memoráveis: em um gazebo na praia, durante o pôr do sol...

A pesca é uma das principais atividades nas Maldivas, o que significa receitas preparadas com peixes e frutos do mar sempre frescos. O Garudhiya, por exemplo, é um caldo de peixe acompanhado de arroz, limão, pimentão e cebola.

A gula não é um pecado capital nas Maldivas. Muito pelo contrario. Alimentar-se bem nas ilhas é pré-requisito. Como aperitivo, a pedida é experimentar o kavaabu, bolinho frito de arroz, batata, atum, coco, lentilha e especiarias.

Por ser uma nação islâmica, não é permitido aos maldívios o consumo de bebida alcoólica. Apenas os resorts oferecem drinques. O que não falta, porém, é u lugar para experimentar o sai, um chá preto ou com leite, adocicado e servido quente.

O fundo do mar e os recifes de corais de South Male Atoll escondem o suprassumo da vida marinha das Maldivas. Mergulhar com cilindro ou fazer snorkeling nos arredores de Vaadhoo Kandu, ponto de encontro do grande volume de água que vem de North Male Atoll, é ver de camarote boa parte dessa riqueza subaquática. Mais do que apreciar, cale participar do curso de mergulho oferecido pelo Centro de Esportes Aquáticos do Jumeirah Vittaveli e que fornece certificação reconhecida
internacionalmente. 

O mar das Maldivas esconde uma infinidade de cavernas submersas, e descobri-las é uma das atrações mais prazerosas para os turistas. As Vaadhoo Caves são uma sequência de grutas que abrigam corais e espécies marinhas raras. Em dia de correntes calmas, basta máscara e snorkel para explora-las. Quando o mar está movimentado, só é possível acessa-las em mergulhos com cilindro.

Em South Male Atoll, existem pitorescos vilarejos de pescadores que deixam á mostra a vibrante cultura das Maldivas. Passeios de barco permitem conhecer um a um, mergulhar na dia a dia de seus habitantes, descobrir historias e provar da hospitalidade genuína de um dos povos mais simpáticos do mundo.

E por fim todos os dias, às 17h30min, os hospedes do Jumeirah Vittaveli podem assistir à alimentação de arraias no Maadi Point. O ritual começou na época em que o hotel estava em construção e funcionários deram de comer a duas arraias que nadavam pela costa. No dia seguinte, no mesmo horário, elas reapareceram. Desde então, diversas outros visitam a região para se alimentar.

Um lugar dos sonhos!!! *--*
Até a próxima, uma ótima semana para todos.

Beijos, Afinal Turismo.

Inspiração, informações e fotos retiradas: *** EDIÇÃO 04 – INSIDER BY VIAGENS & CIA. – ESPECIAL ILHAS PUBLICAÇÃO DA VIAGENS & CIA em parceria com a Mônica Luz Comunicação (Diretor Geral: Thiago Cuencas, Produto e Planejamento: Camila Yida, Editora e Jornalista Responsável: Mônica Luz) *** Imagens 1, 2 e 12 retiradas:http://www.homedsgn.com/2011/12/28/jumeirah-vittaveli-resort-in-maldives/jumeirah-vittaveli-32/http://www.booking.com/

Nenhum comentário: