terça-feira, 17 de janeiro de 2012

CRISTOBAL BALENCIAGA MUSEOA... HISTÓRIA, MODA E MUITO LUXO NUM SÓ LUGAR!!!

Por Bia Parra


Para quem gosta de moda o lugar é imperdível, para quem ama o belo é memorável e para todos é um momento de encantamento.

O Museu está num pequeno vilarejo no País Basco em Getaria, cidade do estilista espanhol nascido a 21 de janeiro de 1895 e falecido em 1972.  Foi-lhe atribuído o título de "arquiteto do vestido", dada a perfeição com que elaborava os seus vestidos.

A vida de Balenciaga se confunde com a toda a concepção de luxo ao longo dos tempos. Ainda jovem aprendeu a costurar com a mãe e encantou uma determinada marquesa (de Casa Torres) que acabou  pagando-lhe os estudos de estilismo em Paris. Paralelamente, financiou também a abertura, em 1915, da sua primeira loja de alta-costura, situada na cidade de San Sebastian, a casa Balenciaga.

Porém com a Guerra Civil de Espanha de 1937 , fechou os seus estabelecimentos e com o apoio financeiro de algumas das suas clientes mudou-se para Paris. Lá abriu uma casa de moda e a partir de 1946 iniciou o que viria a ser o seu grande sucesso no mercado de luxo, seus vestidos iconicos e muito originais, puro estímulo para o estilo new look implantado por Christian Dior na década de 50.


Com o olhar apurado e um senso de negócio apurado, lançou o primeiro perfume com a marca Balenciaga, chamado "Le Dix", mais um grande sucesso!!

Abusado e com excesso de originalidade, foi o primeiro costureiro “de peso” a usar materiais sintéticos e tecidos estampados com leopardos e répteis, um verdadeiro escândalo para a época!!! Literalmente “derrubou” a cintura e criou o estilo baby doll, uma das suas maiores contribuições para o mundo da moda. Sua preferência por formas curvilíneas foi seguida por várias estilistas que se iniciavam na época e que passaram como aprendizes pelo seu atelier, como foi o caso de Courréges, Ungaro, la Renta e Givenchy.



Este último, por sinal é o incentivador e presidente do acervo, responsável pela organização de grande parte das roupas angariadas ao longo de uma década, além de exclusivos exemplares de sua própria coleção enquanto pupilo do grande mestre Balenciaga.




A construção é linda.  Um caixote de vidro espelhado do arquiteto cubano Julián Argilagos e a casa de veraneio da marquesa de Casa Torres do séc. XIX  refletem exatamente o espírito das roupas de Balenciaga, original, vanguarda e extremamente elegante. Imperdível.

Balenciaga se retirou dos holofotes em 1968 quando surgiu o prét à Porter e faleceu quatro anos depois em Valência.

Finalmente  a obra deste que foi definido por Coco Chanel como o “único autêntico couturier”, está imortalizada e organizada num espaço único de pura beleza e encantamento...

Um beijo e até amanhã



*Inspiração 1: Veja SP - edição especial luxo
*Inspiração 2: http://www.infopedia.pt
  

Nenhum comentário: