segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

VOLTA ÀS AULAS...CARPE DIEM

Por Bia Parra



Pelo calendário escolar Brasileiro, durante esta semana a maior parte das escolas iniciam suas aulas de 2012 e para meus filhos não será diferente.
Na verdade não é bem assim. Meu filho mais velho decidiu aproveitar sua ida para o 1º colegial (ou o 1º ano do ensino médio) para mudar de escola. Esta decisão nunca é fácil mas acreditamos que será muito bacana pra ele.

No meio desta ansiedade de grandes mudanças aproveitei este finalzinho de férias para rever com ele um filme que considero antológico para esta fase... A Sociedade dos Poetas Mortos (1990) ou seu título em inglês, Dead Poets Society.

Em tempo de tantas “baboseiras” televisivas, informações inúteis, relacionamentos superficiais, desrespeito a cultura e a educação, acho super necessário incitar discussões com nossos filhos a partir de exemplos concretos os vários desejos, anseios e questões dos adolescentes...isso é atemporal...existiam naquela época e existem agora, cada um dentro do seu contexto!!!!
Que delicia ver as questões levantadas pelo Professor  John Keating  com relação a necessidade constante de reavaliar valores e conceitos sempre de forma fundamentada, utilizando a cultura, a leitura e principalmente o respeito pelas diferenças e o outro...



Como foi bacana discutir com o Pedro como é importante se envolver com o conhecimento, pois ele é libertador, apenas ele nos permite ter conteúdo e assim nos possibilita questionar, duvidar, criar e até quebrar as regras!! Como é bom ter o poder de repensar.... ao meu ver, este é o segredo do “fazer melhor”...o conhecimento permite a reconstrução, a  criação, a invenção de novas formas de ser, agir e pensar...

Pode ser que tanto estímulo gere algum desconforto nos pais, pois os questionamentos dos adolescentes passam inclusive pelos valores de dentro de casa, mas nós também não o fizemos? Será que todos os nossos valores serão os valores absolutos deles também na vida adulta? Ou quanto eles precisam questionar e eventualmente até se distanciar para se tornarem homens seguros com suas próprias realizações?

Assim, segue a minha sugestão para este início de ano. Carpe Diem, aproveitem o dia e convidem seus filhos para uma sessão de cinema com direito à pipoca com guaraná e revejam a Sociedade do Poetas Mortos, tenho certeza que será um momento muito especial para todos vocês.



O celebre professor caracteriza tudo o que queremos, e podemos, ser para os nossos filhos, uma grande inspiração , Oh Captain, My Captain!!!

Um beijo e até amanhã

2 comentários:

Luana Castro Neves - 11 4158 8159 disse...

Bom dia

Gostaria de fazr um orçamento para uma viagem empresarial, com foco motivacional. Voces tem sugestões? Gostariamos de algo para o dia 02 de Março (sexta) até 04 de Março (Domingo. São mais ou menos 28 pessoas

Obrigada

Afinal Viagens e Turismo disse...

Oi Luana, bom dia.
Entraremos em contato hoje com você.
Muito obrigada, beijo Bia