segunda-feira, 25 de junho de 2012

E QUE TAL O PANTANAL? É LINDO, É ATUAL E TEM MUITO A ENSINAR.


Por Bia Parra



Olá pessoal, estou de volta da minha fugidinha para Chicago, em breve vou postar todas as novidades, só preciso organizar as informações, fiquem ligados!!!

Enquanto isso, vou falar de um destino que acho bacanérrimo para as férias (sim ainda dá tempo!!) com crianças, entre jovens ou para casais apaixonados pela natureza em sua forma mais plena...

O Pantanal é considerado a maior região pantanosa do mundo. Localizado nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, é composto por 12 municípios e tem como fronteira ao norte a cidade de Cuiabá e ao Sudeste a cidade de Campo Grande. No do Sul está a maior concentração de fazendas e o do Norte estão as águas mais profundas e mais selvagens.

Os lugares são incríveis, sua biodiversidade impressiona com mais de 600 espécies de aves e 263 de peixes, 1.132 espécies de borboletas, 122 de mamíferos, 93 de répteis (urgh, isso me arrepia um pouco) as crianças ficam loucas...zoologico que nada!!!! Muito mais legal é ter esta experiência in loco.

O contraste das estações secas e das chuvas também é um destaque porque a  muda totalmente a paisagem. No período de cheias é preciso checar as condições das estradas, já que boa parte delas tem grandes trechos de terra que costumam alagar nos períodos de chuva, de outubro a maio. No restante do ano, o solo forma um excelente pasto para o gado.

Adoramos as opções de passeios que literalmente nos integram nesta natureza exuberante e selvagem. Os passeios de canoa e rios são imperdíveis assim como os voos panorâmicos. Não dispenso a cavalgada pantaneira, é maravilhosa!!

Tem que ir: Não tem como não visitar o projeto de preservação ambiental Ecotrópica em um dos locais mais selvagens e remotos do Pantanal.

Acho também obrigatório sair em expedições com guias especializados em botânica e biologia, faz toda a diferença saber o que observar, apurar o olhar e trabalhar a preservação. Vão por mim, as crianças saem encantadas e totalmente engajadas nas questões ambientais, é mágico!!!

Uma das melhores formas de aproveitar as riquezas do Pantanal é se hospedar nas fazendas pantaneiras. Com acomodações simples, mas confortáveis, os funcionários - e muitas vezes até a família proprietária - garantem um atendimento hospitaleiro, que nada lembra a impessoalidade dos grandes hotéis. São eles que contarão os causos e as histórias locais e prepararão a deliciosa comida caseira, é maravilhoso!!!

Nós da Afinal elegemos duas opções que gostamos bastante...

POUSADA DOS MONTEIROS: Uma opção mais original e rústica, a Pousada dos Monteiros abrange as fazendas São Roque e São João localizadas no pantanal sul-matogrossense.




A Pousada dos Monteiros possui duas estruturas principais: Fazenda São Roque com 3 apartamentos duplos, banho quente, ar condicionado, saleta com TV e piscina ; Fazenda São João com 5 apartamentos duplos com ar condicionado e banho quente, Jacuzzi com hidromassagem.





REFUGIO CAIMAN: Esta é a opção mais bacana e sofisticada. O Refúgio Ecológico Caiman se localiza em uma fazenda de 53 mil hectares na pequena cidade de Miranda, no Pantanal Sul Matogrossense.  Há algumas possibilidades de hospedagem, são elas:



Pousada Cordilheira: Recentemente reformada, apresenta cinco suítes duplas, decoradas ao estilo contemporâneo. Todas possuem quarto e sala de estar em ambientes separados, banheiro, lavabo e varanda, e podem acomodar até duas pessoas.




A Pousada Baiazinha: Uma casa em forma de pássaro, que se localiza às margens de uma baía permanente de águas claras. Possui seis apartamentos standard superior, situados nas asas do pássaro. Suas varandas, com vista para a baía e o poente, são um irresistível refúgio para assistir ao pôr do sol pantaneiro.



Private Villas: No sistema de Private Villas, a Caiman funciona como uma casa privativa, com todos os quartos e área social reservados para um único grupo, mantendo os mesmos excelentes serviços de hospedagem e gastronomia, além da programação de atividades.

Super opção para férias de julho!!!

Um beijo e ótima semana.

Nenhum comentário: