segunda-feira, 18 de junho de 2012

VAI A VERSAILLES, APROVEITE PARA VER UMA EXPOSIÇÃO DIFERENTE...


Por Bia Parra




Durante o período de 19/06 a 30/09/2012 os visitantes de Versailles poderão apreciar muito mais que a historia do chateau mais famoso do mundo e as peripécias da corte francesa. Na Galeria dos Espelhos do palácio, local onde o rei Luis XIV da França costumava realizar grandes eventos do seu reinado, uma incrível escultura de sandálias gigantes (são quase três metros de altura) abre o evento da artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos.

A escultura Merlyn (tributo mais que justificado) é impressionante! Formada por 312 panelas e quase 700 tampas de aço inox, a obra chama a atenção... adoooro pensar que objetos que tanto “aprisionaram” mulheres numa função diária durante anos, foram deslocados justamente para um dos objetos de maior desejo do universo feminino... fabuloso, uma verdadeira conquista cheia de simbolismo!!!

Simbolicamente também a artista optou que a amostra não ocupasse a ala do Rei, apenas a da Rainha e alguns salões comuns, afinal, sob uma ótica moderna a exposição discursa sobre a figura da mulher no palácio de Versailles..

São 17 esculturas elaboradas a partir da imersão da artista no universo da realeza francesa. Joana utilizou para tanto objetos do cotidiano transformados em pura arte e reflexão dentro de uma filosofia de reciclagem que abrange, não só a transformação de objetos e materiais, mas principalmente um exercício de pensamento histórico nos tempos atuais reinterpretando a história do ponto de vista do desejo e atitude moderna.

Aos 40 anos Joana é a primeira mulher a expor em Versailles, e isso também é simbólico!!

Quem estiver com programação marcada para Paris não pode perder!!!

Estamos torcendo para que o Centro Cultural Banco do Brasil consiga finalizar suas negociações para trazer o trabalho da mais jovem artista a expor em Versailles....

Um beijo e até amanhã.

Informações: WWW.chateauversailles.fr




*Inspiração: Revista Marie Claire nº 255

Nenhum comentário: