quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

A BELA MOQUECA CAPIXABA...IRRESISTÍVEL!!!

Por Bia Parra




Fala sério, vocês já experimentaram uma moqueca capixaba? Tem quem diga que ela é a verdadeira moqueca, o resto é peixada!!!
De qualquer forma este é um dos pratos mais fabulosos da nossa culinária regional. Conhecida como uma iguaria, ela tem como principais ingredientes peixe, coentro, tomate e cebola, rivalizam com a também deliciosa moqueca baiana, mas é considerada mais leve por não levar leite de coco nem azeite de dendê. 

Pra falar a verdade eu amo as duas, mas hoje a estrela é a capixaba!!! 

Tradicionalmente a moqueca tem origem indígena, e até o século XIX era considerada a comida típica de comunidades ribeirinhas. (a exemplo da feijoada, os povos regionais comem muito bem!!).

Atualmente o prato tem diferentes versões e está no cardápio de muitos restaurantes locais, podendo ser feito com vários tipos de peixes, pra todo o tipo de gosto e do bolso.  Peixes como o dourado e o badejo são os preferidos, mas o cação – geralmente mais em conta – também rende uma saborosa receita. O importante é usar sempre peixe fresco.

Outra coisa que não pode faltar é a panela de barro, também típica do Espírito Santo. Produzida com pelas conhecidas paneleiras de Goiabeiras, a panela demora mais para esquentar, mas conserva o calor como poucas e mantém a temperatura mesmo depois de quase 1h longe do fogão, fora que é um charme, enfeita qualquer mesa.

Selecionamos uma receita divina de Moqueca Capixaba do chef Geraldo Rodrigues, do Restaurante do Geraldo, para inspirar o final de semana...

MOQUECA CAPIXABA DE BADEJO COM CAMARÃO
Rendimento: 2 porções
600 g de badejo em postas; 200 g de camarão; 3 colheres (sopa) de óleo de milho; 1 colher (sopa) de colorau
4 tomates picados; 1 cebola grande cortada à juliana; 1 limão
Coentro picado e sal a gosto
Água fervente (o suficiente)

Pirão
1 cabeça de peixe limpa
Sal e farinha de mandioca a gosto
Água morna (o suficiente)

1 Aqueça o óleo em uma panela de barro preaquecida. 2 Junte o colorau, metade do tomate e um pouco de sal; refogue. 3 Misture os ingredientes e adicione as postas de peixe, arrumando-as lado a lado. 4 Coloque água quente até o nível superior das postas, 1/4 de limão espremido e tampe por 5 minutos. 5 Acrescente água. 6 Adicione o restante do tomate e a cebola. 7 Após abrir fervura, vire as postas. 8 Esprema 1/4 de limão e deixe cozinhar por 10 minutos em fogo alto, tomando cuidado para o peixe não queimar. 9 Coloque os camarões previamente regados com limão e aguarde mais 2 minutos. 10 Salpique coentro a gosto e sirva com arroz branco e pirão.

Pirão
1 Coloque a cabeça do peixe sem os olhos para ferver em água e sal, cozinhe até quase desmanchar; coe. 2 Adicione sal e farinha de mandioca, mexendo sempre para não empelotar. 3 Se secar rapidamente, acrescente mais água morna para dar o tempo certo de cozimento, o que leva cerca de 8 minutos.·.

Podem se deliciar... é maravilhosa!!!

Restaurante do Geraldo, Rua Anísio Filho Coelho, 31, lj. 35, Jardim da Penha,
tel.   (27) 3225-3490, Vitória, ES


Nenhum comentário: