quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

DESTINOS ESPIRITUAIS...


Por Bia Parra



Sabem aquele momento em que precisamos dar um tempo. Momentos de verdadeira ruptura em que precisamos discutir internamente nossos valores, nossas crenças, práticas e escolhas...enfim, precisamos reavaliar nossa vidas?!

Pois é, achamos que nada melhor do que vivenciar experiências em uma cultura totalmente diversa da nossa em que nossos costumes, crenças e valores serão colocados a prova ou pelo menos em questionamento diante de um confronto sadio de novas vivências.
Assim selecionamos alguns destinos especiais por sua cultura e espiritualidade.

Aparecida, Brasil
A 171 km de São Paulo, o município de Aparecida é conhecido como "capital mariana do Brasil". Todo ano recebe milhares de turistas e peregrinos que visitam o santuário de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Trata-se da gigantesca Basílica de Nossa Senhora Aparecida, terceiro maior templo católico do mundo, com 23 mil metros quadrados que chegam a 100 metros de altura e recebem até 45 mil pessoas.

Caminho de Compostela, Espanha
O Caminho de Santiago de Compostela é uma das maiores peregrinações cristãs, uma jornada espiritual que parte a fronteira entre a França e a Espanha e termina na tumba do apostole Tiago. O caminho percorre mais 783 km que podem ser feitos tanto a pé quanto de bicicleta ou a cavalo. Um extenso sistema de albergues acolhe os numerosos peregrinos que, até hoje, fazem o caminho ano após ano.


India
A Índia é um país com uma espiritualidade que se sente em qualquer lugar que se estiver. Essa espiritualidade é bem representada pelo Ganges, o rio mais sagrado do hinduísmo (religião de cerca de 80% dos mais de 1 bilhão de indianos), local de diversas cerimônias religiosas como batizados e cremações.
Para os hindus, a nascente do Ganges é um dos lugares mais sagrados que existem, e milhares de pessoas fazem a peregrinação para conhecê-la. Os peregrinos partem da cidade de Gangotri, no Himalaia, a menos de 500 km de Nova Déli, e percorrem um caminho de 24 km entre vales e montanhas até Gaumukh, onde encontram a nascente daquele que formará um dos maiores e mais místicos rios da Ásia.

O Templo Dourado da cidade de Amritsar, no nordeste da Índia, perto da fronteira com o Paquistão , é o lugar mais sagrado do sikhismo, uma das religiões mais importantes do país. Mas este templo é tão impressionante quanto sagrado. Se trata, literalmente, de um templo brilhante, com uma arquitetura imponente, construído com mármore de diferentes cores incrustado com pedras preciosas e semipreciosas e coberto de ouro. Em volta do templo, os visitantes assistem de perto às orações e aos cantos dos fiéis.

Jerusalém, Israel
A cidade sagrada de Jerusalém tem uma mistura de religiões única no mundo. Terra prometida do povo judeu, berço do cristianismo e lugar santo dos muçulmanos, a capital do Estado de Israel tem um ambiente carregado de espiritualidade e muitos pontos sagrados para as diferentes religiões. Muro dos Lamentos, o Santo Sepulcro e a Mesquita de Al-Apsa são apenas alguns deles, nesta cidade muito rica em religião e história.

Monte Atos, Grécia
No litoral norte da Grécia, a República de Monte Atos é uma pequena comunidade com certa independência do governo grego, com 20 monastérios ortodoxos espalhados pelos mais de 2 mil metros de altura do Monte. Um sistema de entrada estrito permite apenas a entrada de 100 peregrinos ortodoxos e 10 visitantes não ortodoxos ao mesmo tempo.

Mulheres têm a entrada proibida, e apenas homens de mais de 18 anos podem fazer uma visita pelos seus monastérios. Os pedidos para visitar este monte sagrado devem ser feitos com 6 meses de antecedências e as estadias duram, no máximo, quatro dias.

Shashemene, Etiópia
A religião rastafári foi fundada sobre a ideia de que o imperador etíope Haile Selassie era um messias africano, e é em seu país que a comunidade rasta assentou suas raízes. A cerca de 240 km de Addis Ababa, capital do país, o próprio Selassie deu terras da cidade de Shashemene para rastafáris jamaicanos nos anos 60. No começo, eram apenas 12 pessoas, mas hoje a comunidade cresceu e tem cerca de 300. As pessoas são acolhedoras e recebem os visitantes com um sorriso. A dois dias de viagem desde Shashemene, você pode visitar outro lugar mítico da África: a nascente do rio Nilo.

Salvador, Brasil
Salvador, a cidade de todos os santos, tem uma mistura de crenças e rituais única no Brasil. Fiéis visitam o templo católico de Nosso Senhor do Bonfim, e levam como lembrança as populares fitinhas. A cidade orgulha-se de ter 365 igrejas, uma para cada dia do ano. Em Salvador, o sincretismo entre religião católica e Candomblé atinge o seu auge: a Lavagem do Bonfim, realizada na segunda quinta-feira depois do Dia de Reis, que chega a reunir cerca de 1 milhão de pessoas, é um dos melhores exemplos.

Circuito dos 88 Templos, Japão
A ilha japonesa de Shikoku tem 88 templos, número igual ao das paixões humanas malignas, como define a doutrina budista. Um roteiro recheado de espiritualidade percorre esses 88 templos. Tradicionalmente, os peregrinos faziam um caminho de 1500 km a pé, mas hoje, o circuito é feito de ônibus, começando geralmente na cidade de Tokushima, onde ficam 23 dos 88 templos.



Lourdes, França
Em 1858, uma menina francesa de 14 anos começou a ver aparições da Virgem Maria na gruta de Massabielle, no sul da França. Desde então, o local virou um dos maiores centros de peregrinação da Europa. A cidade de Lourdes recebe mais de 2 milhões de peregrinos por ano e é o terceiro maior centro de peregrinação do mundo em termos de visitantes. Lá, eles conhecem os diversos santuários, como a Basílica de Lourdes, se banham nas águas das piscinas de Lourdes e, claro, juntam-se na gruta das aparições.

Viram, como falamos, mais dia, menos dia todos nós entramos em contato com nossa espiritualidade, faz parte do nosso processo evolutivo e muitas vezes precisaremos nos distanciar de nosso dia a dia para podemos nos jogar nesta aventura do nosso auto conhecimento.

Um beijo e até amanhã.

Nenhum comentário: