segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

CRISTALINO JUNGLE LODGE, UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA NA AMAZÔNIA


Por Bia Parra



Muito mais que um ecohotel, muita mais que uma imersão na Amazônia, o Cristalino é uma experiência única de contemplação, compromisso e educação ecológica.

O Jungle Lodge está localizado em meio à uma enorme Reserva Particular do Patrimônio Nacional (RPPN) no sul da Amazônia brasileira, permitindo que os visitantes tenham uma grande imersão na riqueza da flora e da fauna desta região.

Esta região é reconhecida como uma das áreas mais importantes da Amazônia em termos de biodiversidade. 

O número excepcional de espécies, mesmo para os padrões das florestas tropicais, faz deste local um dos destinos mais ricos para se observar aves, mamíferos, borboletas e orquídeas numa área de floresta primária.  De verdade é maravilhoso!!!

O lodge possui uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) com 7.000 hectares, uma área mais de 4 vezes maior do que o Arquipélago de Fernando de Noronha.

O mais bacana é que o lodge possui um programa sério de manejo desta reserva, incluindo os seguintes aspectos que fazem toda a diferença tanto para quem vai visita-lo como para a humanidade.
- Conservação dos recursos naturais e da biodiversidade
- Educação ambiental com atividades na comunidade local - fazendo parte de uma série de esforços do lodge para promover a sensibilização ambiental nesta região
- Atividades de turismo responsável no Cristalino Lodge - com pequenos grupos e diversos esforços para a promoção do turismo sustentável
- Apoio a projetos de pesquisa através da Fundação Ecológica Cristalino

O conceito é um outro diferencial. O Cristalino Jungle Lodge está comprometido em ajudar os visitantes a terem uma experiência única na floresta enquanto aprendem sobre o meio ambiente e sua importância para nossas vidas diárias. Os guias são amantes da natureza que dividem seu conhecimento e respeito pela Amazônia.

O lodge possui uma torre de observação com 50 metros de aço galvanizado localizada no meio da Reserva Particular do Patrimônio Nacional do Cristalino. Existem três plataformas com 20, 30 e 50 metros de altura.
A torre permite observar todas as camadas da floresta - partindo do nível do solo até a parte superior da copa das árvores. A vista de cima da torre é incrível, especialmente durante o nascer e o pôr do sol. Ao redor da torre pode-se ver um tapete de árvores em todas as direções. Muitas espécies de aves e mamíferos podem ser observadas neste local, como águias, falcões, araras, periquitos, papagaios, macacos e até mesmo preguiças.

Outros programas também podem ser realizados como caminhadas por trilhas, canoagem, nado no rio  partir do deck flutuante, observação de borboletas, passeios de barco tipo voadeira (muito bacana) e a casa do saleiro construída numa região onde a terra possui naturalmente um alto teor de minerais, sendo visitada por animais de grande porte. Tudo com guias super treinados e comprometidos inclusive bilíngues.

E como ecoturismos também pode ser bacana, confortável e descolado, as acomodações do hotel mesclam com a mata nativa num decor contemporâneo com  destaques para os bangalôs e os apartamentos superiores, que foram cuidadosamente projetados em madeira e piso de cerâmica, apresentando o equilíbrio perfeito entre design e conforto e sustentabilidade.

O lodge ainda possui um espaço rústico onde são servidas as deliciosas refeições. A culinária regional é sem dúvida um dos pontos-altos da estadia no Cristalino. Para noites especiais, o jantar é servido à luz de velas na área externa, criando uma atmosfera muito acolhedora.

De verdade é um lugar único e mágico cuja beleza inebria  e envolve a todos. Uma viagem de contemplação e muita educação ambiental.

Um beijo e até amanhã.

Nenhum comentário: