sexta-feira, 26 de setembro de 2014

AUSTRÁLIA – INFORMAÇÕES GERAIS



Por Tatiana Sanches


A Austrália está localizada na Oceania e é considerado um dos melhores países do mundo para se conhecer. Considerado o sexto maior país do mundo engana-se quem acha que a Capital é Sydney, na verdade a capital é Canberra, mas Sydney é a mais populosa. A língua oficial é o inglês e a moeda é o Dólar Australiano.









O clima é na maior parte das cidades bem parecido com o do Brasil, mas não se engane tem desertos e neve em algumas regiões então sempre cheque as temperaturas das regiões que irão visitar. Mas tenho certeza que será tratado com muita educação e carinho pelos Australianos que costumam ser bem receptivos. Chegar lá não é fácil, temos várias opções de rotas e diversas cias. aéreas, mas são voos longos e cansativos então não é um destino para ficar pouco tempo, terão que ser férias um pouco mais longas, mas que valerão cada segundo.





Para brasileiros é necessário visto de entrada na Austrália, o processo é simples e pode ser feito online ou no consulado Australiano mais próximo. A vacina de febre amarela é obrigatória e deve ser tomada 10 dias antes do embarque (carteirinha amarela fornecida pela ANVISA).







Diversidade é o que encontrará por lá, tem turismo para todos os gostos: cidades, costas, natureza, praias, outback, regiões vinícolas, ilhas e etc, sem contar a diversidade de animais, canguru, coala e os dingos (lobinhos), wallabies que são uma atração à parte para nós brasileiros.  Famílias, grupos de amigos, jovens ou idosos não há restrição para passear por lá. Entre as principais cidades estão Sydney, Melbourne, Perth, Adelaide, Canberra, Gold Coast, Broome e muitas outras que não citarei aqui.




Os aborígenes representam uma cultura de mais de 50.000 anos e existem vários tours para quem quer vivenciar a cultura, um exemplo é o outcack, caso não seja seu perfil de passeio você ainda nas cidades grandes encontrará nas lojas de souvenires diversos artesanatos dessa cultura.








A religião predominante é o cristianismo e os esportes mais populares são o Rugby, cricket e o surf.  A voltagem é 220-240 volts, o imposto cobrado sobre os produtos é de 10%  e o fuso horário é mais ou menos 13 horas a mais o que dificulta a adaptação na sua chegada ao país então mais um motivo pra ficar um pouquinho mais!








Quanto à gorjeta, ao contrário da maior parte do mundo, isso não faz parte da cultura Australiana e você nunca será cobrado, mas quando você achar um serviço muito bom ou quando quiser dar essa gorjeta as pessoas ficarão muito felizes em receber.









Facilmente nas ruas ou em pontos turísticos das principais cidades serão encontrados os “Australian Tourist Information” (serviço de informação ao turista) onde você poderá retirar mapas da cidades free ou se quiser mapas mais completos poderá compra-los, bem como buscar dicas e folhetos com opções de tours.



Feriados Nacionais da Austrália
Ano Novo – 01/01 & 03/01
Australia Day – 26/01
Good Friday – 22/04
Easter Saturday - 23 / 04
Easter Monday -25 / 04
ANZAC Day -  25 / 04
Queen’s Birthday - 13/ 06
Christmas -  25 / 12  & 27/12
Boxing Day -  26 / 12




Eventos:

 Janeiro: Australia Day dia 26 é a comemoração de aniversário do país, em Darling Harbour (Sydney) sempre há alguma comemoração e galera andando pela rua como na foto.
 Março: Formula 1 – No primeiro final de semana do mês, em Melbourne.
Abril: International Surf competition – Final de semana da páscoa, em bells
beach. Melbourne International Comedy Festival – Durante as 3 primeiras semanas, comediantes do mundo todo se apresentam em bares e ao ar livre.
Julho: Camel Cup – No último final de semana, corrida de camelo, Alice Springs.
Setembro: Australia Rugby League Grand Final, em Sydney.
Novembro: Melbourne Cup, corrida de cavalos muito tradicional que pára o país!
 Dezembro: Carols by candle lights, celebração do Natal – Sydney e Melbourne.  Yatch
Race, dia 26 de dezembro Sydney Harbour fica lotada de iates para dar largada para uma
corrida até Hobart ( Tazmania) Réveillon, no dia 31 de dezembro na harbour de Sydney
ocorre uma das maiores queimas de fogos de artifício. Imperdível!



Principais atrações turísticas por região
·       New South Wales: Sydney, Blue Mountains, Hunter Valley, Byron Bay, Lake Macquarie, Port Stephens, Jervis Bay, Kiama, Camberra, Ninbin.
·    Victoria: Melbourne, Great Ocean Road, Twelve Apostles, Philip island, Yarra Valley, Great Alpine road.
·     Queensland: Surfers Paradise, Fraser island, whitsundays, Cairns, Port Douglas, Great Barrier Reef.
·         South Australia: Clare Valley, Kangaroo island
·         Northern Territory: Darwin, Alice Springs, Uluru
·    Western Australia: Perth, Margareth river, Wave rock, Cable beach, Bungle bungles, Gyorn paintings, Karijini Natiional Park.
·         Tasmania: Flinders islands, Cradle Mountain, Wine bay.





Com essas informações acima espero ter inspirado todos com um novo destino e uma nova opção de turismo.

Bom fim de semana a todos!!!







Informações de eventos, feriados e principais atrações retirados da página: http://www.kawalk.com.br.



Nenhum comentário: