segunda-feira, 1 de setembro de 2014

VINHOS E PAISAGENS INESQUECIVEIS MUNDO AFORA –7º PARTE

Por Helena Ruano


O berço da bebida mais glamorosa do mundo parece ter saído de uma tela de Renoir. Champagne uma cidade na França, para onde quer que olhe, veem-se vinhedos extensos e outras imensidões verdes cobertas de flores. 

As estradas são tão bem sinalizadas que, além de prazerosas para os motoristas, viraram um delírio para os ciclistas, é apaziguador pedalar pelas encostas de vinhedos, passando por adegas familiares e vilarejos bucólicos.

Aqui os espumantes envelhecidos na dose e do jeito certos (feitos com uvas vermelhas pinot noir, preta pinot meunier ou brancas chardonnay) fazem a euforia dos viajantes e são degustados e comprados aos montes.

As excursões incluem as casas de champanhe mais conhecidas do planeta, como a Mumm e a Moet & Chandon, que estão nas principais cidades da região, Reims e Épernay. 
Mas as borbulhas mais autênticas vêm da veia dos pequenos vinicultores, escondidos ao longo de 320 vilarejos. Conjugue as degustações com almoços suculentos e cure a ressaca com dias de relax ao redor de vistas de babar.

Reims é cheia de cafés art déco e tem uma cena gastronômica de peso, com quatro restaurantes com estrela Michelin, como o Le Foch, descrito como “um dos melhores restaurantes de frutos do mar da França”, e o intimista Le Millénaire.

Comece o tour borbulhante pela Mumm, a única Maison do Centro de Reims e a terceira maior produtora do mundo. 
Em épernay apelidada de Capitale du Champagne, está na Avenue de Champagne, que concentra as adegas de renome, como a Moet & Chandon, com visitas explicativas de uma hora, e a Mercier a marca mais popular da França. 
A De Castellane abriga um museu dedicado aos espumantes. E não perca por nada o Au 36, um novo e criativo bar de vinhos no vilarejo de Hautvillers, que tem uma parede de espumantes organizados pelo aroma.

A dica é ir em Setembro, quando os dias do outono estão dourados e acontecem dezenas de festas para celebrar a colheita, prepare-se para estourar muitas rolhas de champagne.

Tenham uma ótima semana, até a próxima.

Um beijo,
Afinal Turismo.


Inspiração, informações e imagens retiradas do site: Escrito por Laura Capanema na revista VIAGEM E TURISMO, editado por Rosana Zakabi (AS COISAS BOAS DA VIDA). Imagens: www.dicasparisalacarte.com; www.multivu.prnewswire.com; www.rivegaucheparis.blogspot.com; www.asboascoisasdavida.com.br

Nenhum comentário: