segunda-feira, 29 de setembro de 2014

VINHOS E PAISAGENS INESQUECIVEIS MUNDO AFORA –11º PARTE

Por Helena Ruano


O cenário bucólico de diminutos vilarejos é uma terra gastronômica em ebulição, onde a quantidade impressionante de restaurantes sofisticados contrasta com trattorias rusticas e bistrôs aconchegantes.

Há quem diga que o Piemonte lembra a Toscana, mas aqui o turismo é mais dedicado aos comes e bebes do que as paisagens. 

A cada dia surgem casas de cozinha contemporânea e inventiva, que tem trazido boas doses de inovação aos menus. 

Os vinhos tintos barolos e barbarescos, produzidos ao redor da capital, Turim, a partir de uma uva chamada nebbiolo, precisam ser provados!

A região também é conhecida mundialmente pela abundancia de trufas brancas, celebridades entre as iguarias mais sofisticadas e caras da alta culinária, e é responsável pelo movimento Slow Food, que defende a apreciação da refeição sem pressa, o lema não poderia ser mais pertinente por aqui.

Em Alba, o chef milanês Enrico Crippa, que já trabalhou com Adriá, é um dos maiores talentos da região. A sua obra-prima é o duas-estrelas Michelin Piazza Duomo, que oferece longos menus degustação. Embaixo do Piazza está o La Piola, seu irmão mais modesto, mas não menos delicioso, que serve ingredientes típicos como a trufa branca, por preços razoáveis e pratos crus, como a carne de vitela. 

Em Soriso, o Al Sorriso ostenta três estrelas. Na pequenina cidade de Canale, o All´Enoteca serve pratos simples e refinadíssimos ao mesmo tempo.

O restaurante fica ao lado da enoteca Roero, onde há bons barbarescos para harmonizar. Em Turim, o bar-café Al Passatore, e o sempre movimentado Libery tem uma pizza dos deuses.

Em Outubro é a melhor época para visitar, com o inicio do Outono, quando as trufas brancas chegam aos mercados locais (não perca a Feira do Tartufo de Alba) e aos menus dos restaurantes.

Achei um blog muito bacana que explica um pouco mais sobre as trufas brancas.

Até a próxima,
Uma otima semana a todos.
Um beijo,
Afinal Tusimo.

Inspiração, informações e imagens retiradas do site: Escrito por Laura Capanema na revista VIAGEM E TURISMO, editado por Rosana Zakabi (AS COISAS BOAS DA VIDA). Imagens: www.essenceofitaly.it; www.trattoriarustica.com; www.enovirtua.com; www.terra.com.hk; www.flashesdeviagem.com.br; www.selections.com.br

Nenhum comentário: