segunda-feira, 22 de setembro de 2014

VINHOS E PAISAGENS INESQUECIVEIS MUNDO AFORA –10º PARTE

Por Helena Ruano


Estradas ladeadas por campos de oliveiras, videiras e girassóis. No meio do caminho, surgem vilinhas com muralhas e construções de pedras, que parecem ter parado no tempo.

Esse cenário de quadro impressionista é também uma das principais regiões produtoras de vinhos na Itália. Das vinícolas centenárias da Toscana saem bebidas magnificas como os Chianti e o Brunello di Montalcino, tinto feito de uma variação da uva sangiovese, a brunello. 

Num lugar assim, comer bem faz parte do cotidiano: os ingredientes mediterrâneos são frescos e regados com azeite de oliva, alcachofras e tomates, e incluem muita carne de porco e de javali. Sem contar a variedade de queijos cremosos e de castanhas (a nocciola, avelã italiana, é imbatível) que só existem lá.

Florença, a capital da Toscana, é onde tudo começa. Ali, prove a bisteca ala Fiorentina (prato clássico feito com um corte da vaca da raça Chianina) no Cammillo Trattoria. A lendária Enoteca Pinchiorri tem uma das mais ricas cartas de vinhos da Europa.

A estrada S-222, entre Florença e Siena, corta vinhedos que produzem a uva sangiovese há vários séculos. 

O site Consorzio Vino Chianti Classico tem uma lista de vinícolas e locais para degustação nessa região.

Em Montalcino, há varias enotecas famosas, como La Fortezza, que tem o brunello de todas as safras. Desde 1782, o melhor restaurante da charmosa cidade murada de Lucca é o Buca di Sant´Antonio.

No centro de Montepulciano, a enoteca Ricci fica em um palácio do século 15. Em San Gimignano, a Gelateria di Piazza é conhecida por muitos como a melhor sorveteira da Itália.

É bacana ir à primavera (de março a junho), quando há muitas flores pelo caminho. Apesar das lotações da alta temporada, o verão (de julho a setembro) também é convidativo, com suas 11 horas de sol por dia.

Inspiração, informações e imagens retiradas do site: Escrito por Laura Capanema na revista VIAGEM E TURISMO, editado por Rosana Zakabi (AS COISAS BOAS DA VIDA). Imagens: www.interpoint.com.br; www.teresaperez.com.br; www.studiainitalia.com; www.cluvinho.blospot.com; www.italianatscsu.wordpress.com

Nenhum comentário: