segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

SALAR DE UYUNI, MAIOR SALAR DO MUNDO..É SAL QUE NÃO ACABA MAIS!!!

Por Bia Parra



Imaginem uma imensidão sem fim de sal.....são 12 mil km2 a 3.665 metros de altitude, e camadas de sal que variam de 2 a 20 metros de profundidade!! Simplesmente choca!!

À noite, a vista se perde às estrelas , pra quem mora em cidade grande é quase uma imagem nunca vista...e o pôr do sol a oeste e o nascer da lua a este, simultaneamente...luxo, puro luxo!!!

O clima, bem variado, muito calor durante o dia e a temperaturas negativas de noite...asim começa a aventura no  Salar de Uyuni.





“Localizado no altiplano andino, no sudoeste da Bolívia, a 3.650m de altitude, o Salar de Uyuni é também uma das maiores reservas de lítio do mundo, com importantes quantidades de potássio, boro e magnésio. A história vem de mais de 40 mil anos, quando o Lago Michin secou, transformando a área em dois lagos, o Poopó e Uru Uru, e dois grandes desertos salgados, Coipasa (o menor) e o extenso Uyuni. A origem do sal se dá devido á grande presença de vulcões nas regiões que o cercam. Estima-se que o Salar de Uyuni contenha 10 bilhões de toneladas de sal”.

Quando falo aventura, é aventura mesmo porque com a grande altitude, o ar rarefeito, a pouca umidade e o contato com o salar, transforma o ambiente num lugar singular deverá ser visitado apenas com estrutura bem montada e guias especializados.


A ambientação é fundamental...

Depois de percorrer mais ou menos uma hora chegue a Colchani, um pequeno vilarejo que vive da extração, secagem e empacotamento do sal. Continue um pouco mais e aviste Salar que de tão branco te confunde...

“ O reflexo do sol nos cristais de sal, a água que se mistura ao chão, fazendo a impressão de estar andando sobre as águas... o azul suave do céu... Desfrute, aproveite, respire, sinta”...é incrível!!!!.

Estando no Salar, há dois lugares obrigatórios, o Palácio de Sal, um hotel, feito simplesmente de sal. Foi isso mesmo que eu falei, tudo é feito de sal, do teto e paredes ate cadeiras e mesas...( não tem luxo, é uma experiência e como sempre falamos, para experimentar coisas novas há que ter a mente aberta, a espinha ereta e o coração tranqüilo).

O segundo “tem que ir” é  a  Isla Pescado. Há 80 km do Palácio de Sal, a ilha é fascinante, ocupada por rochas e cactos gigantes, que podem chegar a 10 metros de altura. O bacana é seguir por uma de suas trilhas demarcadas que levam aos seus topos mais altos, de onde é possível admirar a imensidão completa de Salar.  Alí é geralmente a parada obrigatória para a refeição do dia, prepare a sua, e admire a vista.

Mais uma vez devo reforçar a idéia de apenas se aventurar com uma estrutura montada, lugares inóspitos e ermos são muito difíceis conhecer sozinhos, mas com tudo montadinho, a aventura é facinante..inequecível!!!
Evite: De outubro a março costuma ser o período mais perigoso e difícil de atravessar o Salar de jipe, pois se formam buracos capazes de engolir um carro inteiro....



De resto aproveite a silenciosa paisagem e os contrastes que a natureza nos presenteia...

Um beijo a até amanhã

Nenhum comentário: