quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Versailles - Uma volta ao passado


Por Tatiana Sanches

Versailles está a 42 Km de Paris e é considerado um dos monumentos mais ilustres do patrimônio mundial.  Lá você consegue percorrer o Castelo Principal, atravessar o jardim e os bosques e pode visitar também os Castelos de Trianon e o domínio de Maria Antonieta. A cidade foi edificada em torno do castelo.
 Na revolução francesa já com a população muito descontente o castelo principal (Château de Versailles) abrigou a corte de Louis XVI que permaneceu lá até ele ser obrigado a voltar para Paris onde foi guilhotinado em 1.793 onde hoje é a Praça de la Concorde.
Napoleão também teve seus dias de tranquilidade no Grand Trianon.


 O jardim é de perder de vista e na minha última visita tinha musica de época em todo o ambiente para apreciarmos o passeio. Existe também um período do ano que acontecem espetáculos em todas as fontes e chafarizes do jardim (http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=5pOOTsIlmmQ), mas mesmo sem funcionar as fontes são divinas e vale se perder no jardim para conhecê-las.

Uma dica super  bacana é que dentro do Château de Versailles você tem acesso a mapas completos da área e na língua portuguesa. Sugiro que reservem seus ingressos com antecedência, pois as filas são intermináveis em determinados momentos do dia.

No Château de Versailles você consegue visitar as acomodações do Rei e da Rainha, tem a galeria dos espelhos e vários outros ambientes, inclusive uma das salas foi onde assinaram o Tratado de Versailles que já indicava o final da primeira guerra mundial.
Existem tours a parte para conhecer os Aposentos de Maria Antonieta e a Capela Real. E com certeza será um passeio de dia inteiro caso queira conhecer tudo.
Lá dentro existem várias formas de se conhecer o jardim que são: um trenzinho para várias pessoas, o aluguel de um carrinho de Golfe ou a pé. As duas primeiras opções são pagas a parte.
O complexo todo abriga ainda restaurantes e cafés, mas nenhum de qualidade excepcional.
Vá com tempo pois vale a pena conhecer!!! 
Para maiores informações segue o link do site:  www.chateauversailles.fr

Até logo!!!

Nenhum comentário: