segunda-feira, 28 de maio de 2012

AS BELEZAS DO JALAPÃO, TOCANTINS!!!


Por Bia Parra



Aqui no Brasil temos belezas que para nós ainda são distantes e muitas vezes desconhecidas. Trata-se de lugares distantes e naturais cuja vegetação exuberante e generosa nos enchem os olhos e a alma, assim é o Jalapão, um lugar abençoado por natureza. Bem no centro deste país, no estado do Tocantins, encontra-se um paraíso natural de beleza única, um dos principais roteiros para quem pratica o ecoturismo e o turismo de aventura. No mundo, com certeza, não há cenário igual.

Em plena mata de transição entre o cerrado e a caatinga, a 180km de Palmas (capital do Tocantins) o Jalapão é uma unidade de conservação ambiental do estado do Tocantins, onde predomina uma vegetação rasteira similar às savanas, surgem cachoeiras, rios de águas cristalinas, corredeiras, grandes chapadas e formações rochosas de cores e formas variadas.

Neste cenário, destacam-se dunas de areias douradas, com até 30 metros de altura, o que levou o lugar a ser chamado de deserto do Jalapão. Seria um deserto, se não fosse também um paraíso das águas e um lugar onde a presença de flores e animais exóticos salta aos olhos. Um convite à contemplação e à aventura pois para chegar a cada atrativo da região é necessário percorrer cerca de 50 quilômetros, sempre por estradas de chão, parece difícil? Mas de verdade é ótimo, pois é a dificuldade de acesso que limita o número de visitantes, o que faz com que a natureza da região ainda se apresente intocada pelo homem.

Um dos grandes atrativos do jalapão é o Capim Dourado (o ouro do Jalapão).

O material é trabalhado em sua haste fina e de intenso brilho metálico que as mulheres do lugar, com mãos habilidosas, transformam o capim em uma diversidade de peças artesanais: bolsas, brincos, pulseiras, chapéus, mandalas, cestas e diversos objetos de decoração. Peças de beleza única, que ultrapassaram os limites do Tocantins, conquistando mercado em todos os estados brasileiros e também no exterior,tenho um colar lindo....adoooooro!!!

A arte de trabalhar com o capim dourado foi ensinada às mulheres do local por Dona Miúda, uma matriarca do povoado de Mumbuca, município de Mateiros. Antes, a técnica foi passada pelos índios que habitavam a região à avó de Dona Miúda e depois à sua mãe e continua sendo passada por gerações, fonte de renda de varias familias locais.

Outras atrações imperdíveis...


SERRA DO ESPÍRITO SANTO: Cartão-postal da região, a Serra do Espírito Santo é uma elevação imponente que, através do processo de erosão (chuvas e ventos), dá origem às dunas que se formam aos seus pés.




DUNAS: Um cenário improvável e maravilhoso!!! Enormes dunas de areia dourada (areia de quartzo), de até 30 metros de altura. Show de sensação de andar por estas areias e contemplar o pôr-do-sol no centro de uma paisagem como única como está, até porque os constantes ventos a modificam a cada dia...



CACHOEIRA DA VELHA:  Nela, as águas correm em grande quantidade, despencando por duas quedas em formato de ferradura, cada uma com mais de 20 metros de largura. Um espetáculo incrível em que a natureza mostra sua exuberância e toda a sua força.

POVOADO DE MUMBUCA: Distante 35 quilômetros da cidade de Mateiros. Foi nesse lugar, formado por uma maioria de descendentes de escravos, que surgiu o tão popular artesanato em capim dourado. Vale a pena conferir e voltar recheado de presentes e adornos...

CACHOEIRA DA FORMIGA: A Cachoeira do Formiga é uma pequena queda d`água, cercada por uma vegetação exuberante, de árvores altas, samambaias e moitas de palmeiras nativas. Mas o espetáculo mesmo fica por conta da piscina formada ao pé da cachoeira, onde águas de um verde-esmeralda encantador convidam ao mergulho.


FERVEDOURO: Em meio à vegetação fechada, entre brejos e riachos, surge um lugar de rara beleza, cercado por bananeiras. Ao seu centro está um grande poço de água azul transparente - na verdade, a nascente de um rio subterrâneo. A água que brota das areias claras cria o fenômeno da ressurgência, que tornam impossível até o banhista mais persistente afundar.



RIO NOVO: Um dos últimos rios de água potável do mundo, de aparência totalmente cristalina. O Rio Novo chama a atenção também pela natureza selvagem que o envolve e pelas belas praias que se formam ao longo de suas margens.

RAFTIING: As corredeiras do Rio Novo fazem a alegria dos aventureiros, mesmo que inexperientes pois não ser experiente nem mesmo saber nadar para encarar as águas ora turbulentas, ora tranqüilas. Basta estar munido dos acessórios de segurança adequados, oferecidos pelas agências de turismo que oferecem diferentes opções de percursos.

A melhor época para praticar o rafting é de maio a setembro, período de seca no estado do Tocantins.
É nesta época, também, que as estradas de acesso ao Jalapão estão em melhores condições de tráfego.
Para chegar no Jalapão o ponto de Partida é Palmas, a última cidade brasileira totalmente planejada, há duas opções:

De Palmas, segue-se 64 quilômetros pela rodovia TO-050 até Porto Nacional, e depois 116 quilômetros pela TO-255, até Ponte Alta do Tocantins, considerada a entrada do Jalapão. Resta seguir até os atrativos, sempre por estradas de terra. Também é possível ir de Palmas pela TO-020, sentido Norte (108 km de extensão), com acesso para Novo Acordo. Também é possivel trafegar pela TO-030 (100 km de extensão), interligação com Taquaruçu e Santa Tereza do Tocantins. Então, é seguir adiante, até os atrativos, sempre por estradas de terra – o que torna recomendável em ambos os casos o uso de veículos com tração 4x4.

Destino espetacular, nativo, intocado....uma das maravilhas que o nosso imenso Brasil generosamente nos presenteia!!!!
Um beijo e ótima semana a todos.

*Inspiração: http://jalapao.to.gov.br/

Nenhum comentário: