segunda-feira, 7 de maio de 2012

HAMAM EM ISTAMBUL...MUITO VAPOR, TRADIÇÃO E HISTÓRIA.


Por Bia Parra



Istambul é uma cidade intensa... isso para falar o mínimo!!

Tem muita história, muita cultura, muita diversidade e inúmeras descobertas.
Mas hoje quero falar especificamente dos hamam.

Na Turquia o hamam ainda é um lugar ritualístico para a cultura do povo turcomano. O banho público a vapor foi herdado dos bizantinos que por sua vez foi herdado dos romanos. Sua importância ultrapassa os benefícios do relaxamento e bem estar como em nosso mundo ocidental conseguimos com os SPAS, nos hamam os frequentadores se encontram para trocar confidências, fazer negócios, festejar a chegada de hóspedes queridos ou importantes acontecimentos como os “arranjos” de casamentos. 

Há momentos no hamam para homens e mulheres em horários específicos e distintos. Na aérea feminina as mães dos noivos “especulam” sobre as futuras noras enquanto imergem nas kurnas (banheiras escavadas no mármore)... vejam o filme de Ferzan Ozpetek O Banho Turco, imperdível!!

Neste contexto fica claro o caráter social enquanto um espaço bastante especial de convivência. Imaginem um espaço em que as pessoas estão seminuas, relaxadas, porém preservadas por uma áurea de vapor que oferece uma sutil liberdade dentro deste universo bastante íntimo sem ser invasivo... muito diferente esta experiência, não!!!

Para desfrutar esse precioso momento que pode ser acompanhado de uma massagem ou não, elegemos algumas importantes alternativas:

O CAGALOGLU (WWW.cagalogluhamami.com.tr) - Foi presenteado à cidade pelo sultão Mehmet I em 1741. Este hamam tem um incrível hararet (sala principal) arcadas e fontes barrocas, colunas dóricas divinas e cúpulas de mármore policromáticos.  




ÇINILI HAMAMI – O mais íntimo dos hamam no distrito de Üsküdar no lado asiático, ficou muito conhecido pela beleza dos revestimentos que cobrem a plataforma octogonal das massagens. Foi aberto no início do séc. XVI em honra ao almirante turco Khair Ed-Din.



ÇEMBERLITAS (WWW.cemberlitashamami.com.tr) – É um dos mais antigos hamam de Istambul. O projeto maravilhoso é de Koca Sinan e data de 1584 por ordem de Nurbanu, mulher do sultão de Selim II e mãe de Murat III.



TARIHI GALATASARAY HAMAMI (WWW.galatasarayhamami.com.tr) – Parte do complexo de edifícios da Mesquita de Külliye. O sultão de Beyazit mandou construí-lo em 1481 a pedido do falso beato Gül Baba.

Este é o tipo de vivência que queremos estimular em vocês queridos viajantes, pois acreditamos que experiências multiculturais e milenares nos unem a uma só história, a história de todos nós!!!

Uma ótima semana a todos.

Um beijo e até amanhã.

*Inspiração: Revista Meridiani - Turquia

Nenhum comentário: