segunda-feira, 14 de maio de 2012

MUITA BELEZA NAS ESTAÇÕES DE METRÔ DE ESTOCOLMO...


Por Bia Parra


Estamos em ano de eleições e muito se fala nas melhorias em São Paulo.

Assunto recorrente é a ampliação das linhas de metrô.


Pessoalmente amo metrô. Gostaria muito que a Afinal fosse próximo a alguma estação para que eu pudesse definitivamente deixar o carro em casa. Tenho que falar que quando viajo são muito poucos os lugares que alugo carro, se posso me locomover de metrô ou qualquer outro tipo de transporte nem pestanejo... é muito mais prático e até confortável não ter que pensar em encher tanque de gasolina, nem pensar onde estacionar e nem ter que me preocupar com aquela sensação meio chata de quando entramos em uma via rápida e não conseguimos retornar sem ter que andar por volta de 20 km, sabe como é...

Mas se além de muito prático e funcional o metrô for deslumbrante, se a cada estação uma deliciosa surpresa te alegra os olhos e a alma, aí o meio de transporte não só é facilitador, mas também obrigatório, né?!

Assim sendo, fiquei encantada com as imagens que uma leitora querida, Helena Gretz, nos enviou na semana passada. Ainda não conheci Estocolmo, mas está na minha listinha de prioridades. O que vi já me encantou e tomara que possa servir de estímulo para nossas estações também.

O Metropolitano de Estocolmo (em sueco Stockholms tunnelbana) é o único metrô da Suécia. Atualmente, é constituído por nada menos que 100 estações, das quais 53 se encontram à superfície e 47 de baixo da terra. Suas diversas estações são as mais diferentes formas de expressão artístico-visual com sua infinidade de materiais como rochas naturais nas paredes, metais, azulejos e estátuas, somado ás cores vibrantes da pintura e dos afrescos com mais de 140 artistas que tornaram as estações de Estocolmo a Maior Galeria de Arte do Mundo.

É lindo e genial! Esse tipo de intervenção urbana traz oportunidades para os artistas do país representar seus estilos, além do turismo e a inovação que transforma qualquer lugar em uma tela em branco, pronta para ser preenchida!
Desde que a primeira linha do metrô passou a funcionar, em 1950, as intervenções aconteceram, não só decorando, mas criando verdadeiras paisagens artificiais. Dá vontade de pegar todos os trens só para conhecer todas as estações... uma atividade inspiradora...pura beleza, arte e poesia que faz nosso dia a dia muito mais feliz!!!

Um beijo e ótima semana, até amanhã!!



Nenhum comentário: