quarta-feira, 16 de maio de 2012

SABORES DE SAN SEBASTIAN...


Por Bia Parra



Ontem em São Paulo estava muito frio, chovendo, aquele dia bem fechado mesmo...

Fui pra casa tarde pesando sobre o que queria escrever...sabe aqueles dias que nada nos enche os olhos...pois é, assim foi.

Percebi que estava com fome....e então pensei no que me apetecia, foi que descobri sobre o destino que queria escrever, San Sebastian  no país Basco e capital gourmet da Espanha. 

Mais que de pressa me inspirei...comprei uma boa garrafa de vinho, um delicioso azeite espanhol, um presunto cru divino e pra finalizar, pãozinho crocante e pronto...já estava preparada para escrever sobre esta região incrível!!!
A cativante cidade de San Sebastián (conhecida por Donostia em basco) é conhecida como a “pérola da costa cantábrica” graças à sua baía em forma de concha, às praias imaculadas e à extraordinária gastronomia. Super bem posicionada nas colinas dos Pirenéus, a cidade foi historicamente a residência de Verão da família real espanhola e conserva ainda hoje um ambiente refinado e um forte sentimento de tradição...puro glamour!!!

Em suas lindas avenidas podemos ver os lindos edifícios Belle Époque que refletem a influência e modernização de San Sebastián na virada do século XX. A arquitetura da cidade é outro ponto forte com seus monumentos históricos e design contemporâneo, desde a majestosa catedral neogótica e a igreja barroca de Santa María del Coro, aos cubos futuristas do Centro de Congressos Kursaal. No coração da Parte Vieja (centro histórico), a grandiosa Plaza de la Constitución é uma praça majestosa que foi usada como praça de touros durante a Idade Média.

Paraíso hedonista e com uma forte cultura gastronômica (adooooooro!!!), San Sebastián tem uma longa história de agricultores e pescadores com seus produtos de altíssima qualidade. Em uma profusão de sabores, a culinária basca é inovadora e delicada, oferecendo alguns dos mais exclusivos restaurantes distinguidos com estrelas Michelin de todo o país.

A versão basca das tapas é o pintxo. Gostoso mesmo é pular de bar em bar e experimentar tudo...deleite total!!! Bacalao con pimientos, os grelhados e o jamón ibérico são unanimidade... amor total mesmo!!!

LUGARES QUE AMAMOS:



KASKAZURI RESTAURANTE
Endereço :: Salamanca Pasealekua, 14 - 20003 San Sebastian - Tel: 943 420 894 www.kaskazuri.com
Este restaurante moderno e elegante tem uma localização fantástica no passeio marítimo El Paseo Nuevo - muitas mesas têm vista para o mar. Saborosos pratos vegetarianos estão disponíveis. Excelentes sobremesas caseiras.
               


BRANKA
Endereço: Paseo Eduardo Chillida 13-20008 San Sebastian - Tel: 943 317 096
E-mail: yonzabaleta@yahoo.es
Este restaurante está localizado perto de Ondarreta praia, ao lado do 'Peine del Viento de esculturas de Eduardo Chillida. No piso inferior pode desfrutar de um café e tapas, enquanto no andar de cima você pode comer no restaurante. Excelente cozinha basca. Um lugar elegante com excelentes vistas do mar sobre a Baía da Concha.     

ARZAK
Endereço: Avenida José Elosegui 273, 20015 San Sebastián - Tel: 943 278 465 ou 943 285 593 - e-mail: restaurante@arzak.es  www.arzak.es
Arzak foi classificado com 3 estrelas Michelin. É mundialmente famoso Chef Juan Mari Arzak é conhecido por sua requintada cozinha inventiva Basco e só os melhores produtos sazonais frescos são usados ​​na elaboração de seus pratos requintados.

KURSAAL MARTÍN BERASATEGUI
Endereço: Avenida Zurriola 1 - tel: 943 003 162 fax: 943 003 164
e-mail: info@restaurantekursaal.com  www.martinberasategui.com
Kursaal é dirigido por Martin Berasategui um chef famoso do mundo. Ela serve alguns dos melhores pratos da cozinha basca. Os mesmos são preparados utilizando apenas os melhores produtos frescos e sazonais. Tem uma localização central, próximo aos cubos fantásticas Moneo.

Mas nem só de comida deliciosa vive San Sebastián....a cidade possui três belas praias bem no seu coração. A Playa de la Concha com suas deliciosas areias e águas cristalinas é perfeito para nadar e desfrutar os banhos de sol. A Playa de Ondarreta é famosa entre as famílias e a animada Playa de la Zurriola é frequentada por surfistas e uma multidão de veranistas.

O calendário cultural de San Sebastian http://www.donostiakultura.com é repleto de todo o tipo de festivais, exposições, concertos e fiestas ao longo de todo o ano. Existem também inúmeras galerias e museus fascinantes a serem descobertos, nomeadamente o impressionante parque de esculturas Chillida-Leku.

Bom, acho que por hoje é isso, meu vinho acabou assim como minhas deliciosas tapas que me fizeram viajar até este maravilhoso destino que é San Sebastian.

Um beijo e até amanhã.

Nenhum comentário: