quinta-feira, 24 de maio de 2012

Ilha Anglesey – Viagem para os românticos



Por Tatiana Sanches


Ilha localizada ao norte do País de Gales, na Grã-Bretanha e onde hoje reside o príncipe William e Kate Middleton. Região com muitos castelos bem como paisagens de tirar o folego.

Na Ilha de Llanddwyn na costa Oeste de Anglesey (ilha somente na maré cheia) viveu Saint Dwynwen, santa padroeira dos galeses apaixonados e por isso existem duas datas onde se comemora o “dia dos namorados”.
A ilha atrai 1 milhão de visitantes por ano que se hospedam por lá e mais de meio milhão que vão somente passar o dia. Local perfeito para caminhadas com uma rota de mais de 200 km de via costeira e tem trechos que podem ser aproveitados para cavalgadas e pratica de ciclismo.


Com um pouco de sorte poderão encontrar os esquilos vermelhos, encontrados somente em algumas áreas do Reino Unido. Anglesey também possui formações rochosas fascinantes e por isso foi considerada um geoparque.

A título de curiosidade existe lá um vilarejo e uma estação de trem com o nome mais longo da Europa e um dos nomes mais longos do mundo (impronunciável...rsrs...): Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwll-llantysiliogogogoch. O nome significa: “Ilha de Santa Maria no vale da aveleira branca perto do redemoinho ligeiro e da igreja de São Tysilio da gruta vermelha”. Dizem que esse nome foi criado por um alfaiate local em meados de 1.800. Claro que no dia a dia as pessoas usam os nomes abreviados Llanfairpwll ou Llanfair PG.


No caminho para a Ilha você pode ir bem devagar, pois existem diversos castelos para serem apreciados como Caernarfon, Conwy e Harlech.



Seguem algumas atrações da Ilha:

Castelo de Beaumaris: Trata-se de um castelo inacabado cuja construção começou em 1295. Foi a última e maior fortaleza galesa do Rei Edward I. As fortificações estão de pé até hoje e é considerado Patrimônio da humanidade.




Plas Newydd: Mansão elegante remodelada no século 18 e fica situada no Estreito de Menai. Fica aberto de Abril a Outubro essa mansão é famosa por abrigar quadros e exposições do artista Rex Whistler.


Oriel Ynys Môn: Museu e galeria de arte que exibe a história, a cultura e a fauna selvagem da ilha. Inaugurado em 1991 a Rainha Elizabeth II, promove leituras de poesias e concertos com cantores e instrumentistas galeses.


Caso se animem a arriscar a direção contrária, esse passeio mega vale a pena. Aproveitem!!!!

Nenhum comentário: