quarta-feira, 8 de agosto de 2012

A HORA E A VEZ DE KYOTO!!!

Por Bia Parra



Dando continuidade ao treinamento que tivemos na Teresa Perez, hoje vamos falar de Kyoto.... a bem da verdade o lugar que eu mais gostaria de visitar no Japão, muito provavelmente influenciada pelas imagens incríveis descritas no livro Memórias de uma Gueixa de Arthur Golden que vou falar... amei e assim desenvolvi uma espécie de obsessão por Kyoto, pra mim um destino mais que certo.

Inicialmente batizada de “Heian-kyo” (kyo significa capital, heian é sinônimo de paz. Ou seja, “capital da paz e tranquilidade”), foi fundada para fugir às intrigas que rodeavam Nara. A efervescente Kyoto com os seus 1,5 milhões de habitantes, é a mais popular atração turística do Japão e é uma das mais antigas cidades do país. Por mais de mil anos (de 794 até 1868) foi capital de Império e se converteu no centro da arte, cultura e religião do país na época.

Deixou de ser capital quando esta foi transferida para Tóquio com a Restauração Meiji (lei de restauração imperial para tirar o poder da mão dos samurais, que formaram os xogunatos – ditaduras militares).

Atualmente podemos dizer que Kyoto é uma das mais fascinantes e belas cidades do Oriente, rica em tradições históricas, sediando as maiores relíquias do Japão antigo. Possui cerca de 400 templos xintoístas¹ e um número aproximado de 1650 templos budistas erigidos em suas ruas e avenidas traçadas há 1200 anos. É o mais importante centro de artesanato do Japão, com uma longa tradição histórica em vários setores, como tecido de seda Nishijin, quimonos de tintura especial, cerâmicas, artigos da laca e bonecas.

O que tem que ser visto...

CASTELO NIJO: Esta fortaleza de 33 aposentos, cercada por um fosso e paredes de pedra, foi construída no século 17 para servir de residência ao Shogun Tokugawa, fundador da dinastia Tokugawa e um dos shoguns mais importantes da história, considerado como o unificador do Japão. Os edifícios do complexo abrigam pinturas e obras de arte, fruto do trabalho dos mais importantes artistas da época. Cercado por belos jardins, o castelo passou por uma restauração completa antes de ser aberto para visitação. É Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

PALÁCIO IMPERIAL: Destruído repetidas vezes por incêndios, pouco restou dos edifícios originais. O palácio impressiona por seu valor histórico e encanta por sua nobre simplicidade. O destaque fica por conta de seus jardins, harmoniosos e belos.

TEMPLO KINKAKUJI (Pavilhão de Ouro): Uma das principais atrações de Kyoto é, sem dúvida, o Templo Kinkakuji. Folheado a ouro, foi erguido no século 14 e reconstruído na década de 50 do século 20, após ter sido destruído em um incêndio. O reflexo dourado nas águas do lago é acentuado no outono, quando as árvores tornam-se avermelhadas e ocres. Os belíssimos jardins que cercam o pavilhão refletem o bom gosto japonês, desde a Era Edo, quando reinava o shogunato no Japão.

HEIN JINGU SHIRNE (Santuário Xintoísta Heian): Conhecido por seu colorido incomum, este santuário foi construído em 1895 em comemoração ao 1100º aniversário de Kyoto. É dedicado ao primeiro e ao último imperadores de Kyoto, Imperador Kammu e Imperador Komei. A maioria de seus prédios são réplicas, em menor escala, do primeiro Palácio Imperial construído em 794. Atrás do templo estão lindos jardins, famosos por suas cerejeiras e flores de Íris.

TEMPLO KIYOMIZU: Na encosta da colina Higashiyama, este belo templo requer algum preparo físico para ser visitado, com muitos degraus para chegar à sacada de madeira sustentada por 139 pilares, a 50 metros de altura. O esforço é recompensado por uma bela vista para o vale. O pavilhão principal foi construído no século 17 durante o shogunato Tokugawa.



TEMPLO GINKAKUJI (Pavilhão da Prata): A construção original surgiu em 1489, idealizada para ser um local de descanso para o shogun da dinastia Ashikaga. Depois de sua morte, o lugar foi transformado em templo budista. O pavilhão tem dois andares e é parte do Tesouro Nacional. O nome Pavilhão de Prata originou-se da intenção que o shogun tinha de revestir todo o interior de prata.

SANTUÁRIO XINTOÍSTA FUSHIMI INARI: Um dos santuários xintoístas mais famosos do Japão, sendo particularmente conhecido pelos numerosos pórticos, pintados em vermelho, chamados Torii, que se erguem na colina. Cerca de 10.000 Toriis doados pelos fiéis seguidores da religião formam um túnel de aproximadamente 4 km de comprimento.

E nas redondezas, não deixem de ver...



NARA (cerca de 40 minutos de Kyoto): Templos budistas e santuários xintoístas dão a Nara o status de importante centro histórico do budismo no leste asiático. No século 8, Nara tornou-se a primeira capital permanente do Japão.




TEMPLO TODAJJII: Um dos maiores monumentos arquitetônicos do Japão é também considerado como a maior construção de madeira do mundo. Construído no século 8, dois terços do edifício original ainda resistem. Nesta época, o Japão era assolado por doenças, pragas e fome, mas o desejo de agradar aos deuses foi fundamental para que o grande templo fosse construído. Seu principal destaque é a monumental estátua de Buda, esculpida em bronze.

SANTUÁRIO KASUGA: Um dos santuários xintoístas mais representativos do Japão tem como destaque as 3 mil lanternas de pedra e bronze que enfeitam o jardim. Foi construído no século 8 para trazer proteção espiritual a Nara, então capital do Império. Apesar de reconstruído várias vezes, curiosamente o desenho original de sua excepcional arquitetura foi preservado.

PARQUE DE NARA OU PARQUE DOS CERVOS SAGRADOS: O xintoísmo e o budismo estão profundamente ligados à natureza, razão pela qual seus templos quase sempre estão cercados por jardins e grandes áreas arborizadas.  Diz a lenda que uma das divindades cultuadas no Santuário Kasuga veio até ele montada em um cervo. Assim, os cervos que vivem livres da região do templo e nas montanhas ao redor são considerados sagrados, ganhando um parque dedicado a sua preservação, o Parque de Nara. É comum ver cervos por toda a parte em Nara, até mesmo nas ruas da cidade.

ARASHIYAMA (cerca de 40 minutos de Kyoto): Qualquer que seja a estação, Arashiyama sempre oferece algo que agrada aos olhos e é uma região muito querida pelos japoneses. A região oferece muita beleza natural. O templo Tenryu-ji foi fundado pelo primeiro xogum Ashikaga Takauji, em 1339. O jardim está intacto até hoje e o lago tem a forma de um caractere chinês, kokoro, ou “coração iluminado”.

Outro tesouro é o Okochi Sanso, a mansão particular da estrela de cinema mudo, Okochi Denjiiro. Do jardim se tem uma vista maravilhosa do monte Hiei e do desfiladeiro do Rio Hozu. Destaque também para o templo de Adashino Nembutsuji, onde estão 8000 estátuas de Buda e pagodas. A área era um antigo crematório com túmulos que datam o período Heian, circundado por florestas de bambo.

Hotéis que amamos...

Hyatt Regency Kyoto
www.kyoto.regency.hyatt.com
Localizado apenas alguns minutos da JR Kyoto Station, no distrito de Higashiyama Shichijo, conhecido por ser o centro de tradição e cultura da cidade.
Informação importante: CUIDADO: alguns apartamentos ficam no subsolo e não possuem vista. Invista um pouco mais e opte pelos apartamentos vista jardim.


Hiiragiya Ryokan
www.hiiragiya.co.jp
Localizado próximo ao centro da cidade, perto de shoppings e lugares com vida noturna agitada. Fica a 00h15 de taxi da estação de trem Kyoto JR e 02h00 de taxi do Aeroporto de Kansai.
Seu estilo é de um típico ryokan japonês.
Informação importante: O hotel é considerado pela JTB o melhor ryokan da cidade. Foi fundado em 1818 e é muito famoso entre celebridades por apresentar uma atmosfera tradicional, antiga. É o “real”, “verdadeiro” Japão;

Hoshinoya Kyoto
http://www.hoshinoyakyoto.jp/en
Fica próximo a Arashiyama, aproximadamente 25min do centro de Kyoto.
Esta é uma proposta diferente, é uma experiência autêntica japonesa, mas com o conforto moderno. É uma combinação entre hotel e ryokan.  Uma ótima opção para quem não faz questão de ficar no centro da cidade. Uma experiência mais tranquila e autêntica. As acomodações são amplas e o serviço impecável.

Enfim, acho Kyoto sedutor, intrigante e misterioso... um destino único!!!

Um beijo e até amanhã

(¹) É o nome dado à espiritualidade tradicional do Japão e dos japoneses, considerado também uma religião pelos estudiosos ocidentais. O xintoísmo incorpora práticas espirituais derivadas de diversas tradições pré-históricas japonesas,

*Inspiração: Teresa Perez Tours

Nenhum comentário: