sexta-feira, 24 de agosto de 2012

CARAVAGGIO NO MASP... UMA MOSTA INTRIGANTE E NECESSÁRIA

Por Bia Parra



Em uma palavra... IMPERDÍVEL!!!

Semana passada fui com filho Pedro na exposição do Caravaggio no Masp. Ele tinha que fazer um trabalho para escola e eu estava loka pra participar, até porque é muito bacana ir com crianças e adolescentes em exposições de arte e apreciar seus comentários espontâneos e descomplicados com uma observação singular... realmente adoro!!!

Não conhecia muito profundamente trabalho dele, apenas tinha visto algumas obras na Itália, mas nada muito profundo...

Estudamos um pouco a vida de Caravaggio para podermos aproveitar mais a mostra e foi ótimo!!

“Passando por diversas fases da vida do gênio, a mostra pode ser divida em três grandes blocos: trabalhos consagrados e conhecidos; novas descobertas; e obras “problema”, que ainda são objeto de estudo”.

Um pouquinho de história...

Caravaggio tinha um temperamento explosivo. Encrenqueiro, se envolveu em uma série de brigas e processos jurídicos ao longo de sua vida, tendo que fugir de diversas cidades, inclusive Roma, onde sua cabeça tinha sido posta a prêmio (filho Pedro amou esta parte!!!).  O artista é considerado o mais dramático e teatral dos nomes do barroco e construiu sua obra de excessos a partir de pequenas e fortes verdades.

Suas virgens, anjos e santos eram mendigos, prostitutas e andarilhos que não cobravam por seus serviços de modelo. Muitas vezes seu próprio rosto também serviu de base para as feições de personagens sacros.

Quando dominou a técnica de pintar sobre uma superfície convexa, o que fez no escudo com o rosto apavorado da Medusa decapitada, Caravaggio se pintou olhando no espelho, encarnando o monstro, e concebeu uma expressão que um crítico da época comparou à careta de um rapaz que acabara de ter um dente arrancado da boca.

Esse escudo, como outras obras da exposição, foi reconhecido há pouco como obra do mestre, que teve uma horda de seguidores e fazia várias versões de suas obras, o que confundiu historiadores ao longo de quatro séculos.

Mas para mim, o que mais gostei de apreciar e ficar horas analisando foram as duas versões do "São Francisco em Meditação", uma tida como obra de Caravaggio e outra, uma cópia, que pode ou não ter sido feita por ele.

Quem for, para e analise... é um verdadeiro exercício do olhar.

Outra obra intrigante e linda é a "São João Batista que Alimenta o Cordeiro" que foi feita durante a fuga do artista, que matou um homem em Roma e se escondeu no litoral. No fim da vida, ele teria voltado à luz da juventude nessa tela nostálgica.

Caravaggio usava sua técnica para impressionar o espectador: temática do cotidiano italiano de sua época; formato “ao natural” das figuras, à semelhança do espectador; a cena toda retratada em primeiro plano, para envolver emocionalmente quem a olha; fundo neutro ou escuro, destacando o tema representado, contrastando com o forte feixe de luz que iluminava o objeto principal da obra, evidenciando sua técnica do claro-escuro, que tornava tudo mais “real”, mais vivo.

Também poderão ser vistos obras de outros 14 artistas que foram influenciados por Caravaggio.

Conhecidos como caravaggescos, cada um deles, utilizava o chiaro/scuro de uma maneira particular, de acordo com sua própria cultura.

De fato uma mostra inspiradora....

Diquinha básica: A Casa do Saber (que adoro!!!) está realizando um curso bacanérrimo sobre o Caravaggio com visita guiada.
São três encontros(terça e sexta-feira, das 20h às 22 e sábado, das 10h às 12h) com o seguinte programa ministrado por Flavia Galli Tatsch:
28/8 1. Caravaggio e seu tempo
31/8 2. A influência de Caravaggio na arte posterior a seu tempo
1/9 3. Visita guiada à exposição “Caravaggio e Seus Seguidores”
Informações: http://www.casadosaber.com.br

Um beijo e até semana que vem.

Informações Gerais: CARAVAGGIO E SEUS SEGUIDORES
De 02 de agosto de 2012, quarta-feira, a 30 de setembro de 2012, domingo, no MASP.
Av. Paulista, 1578. Acesso a deficientes. Horários: De 3ªs a domingos e feriados, das 10h às 18h. Às 5ªs: das 10h às 20h. A bilheteria fecha meia hora antes. Ingresso: R$ 15,00. Estudante: R$ 7,00. Até 10 anos e acima de 60 anos. Às 3ªs feiras: acesso gratuito.
Tel.: (11) 3251.5644

Informações ao público: www.masp.art.br


Nenhum comentário: