segunda-feira, 13 de agosto de 2012

UM GIRO PELAS CIDADES HISTÓRICAS DE MINAS GERAIS...


Por Bia Parra



Já é mais do que conhecida o meu fascínio por Minas Gerais.

Lugar lindo, cheio de aromas, sabores e belezas... cheio de história, encantos e muita hospitalidade... enfim, um lugar de puro encantamento que enche os olhos de todos os turistas brasileiros e principalmente os estrangeiros.

Acho que um breve histórico para os “não iniciados” pode ajudar. Após um grande período de exploração das riquezas naturais do Brasil, os portugueses descobriram que havia muito ouro numa específica região batizada de Capitania de Minas Gerais a qual virou o centro econômico do país no final do século XVII.  

A atração de muitas famílias pela “novidade” e prosperidade local foi imediata e por volta de 1750, a maior quantidade de toneladas de ouro foi retirada de seu lugar de origem e levada em grande parte para Portugal, mas também haviam grandes fazendeiros e uma igreja forte no Brasil.... assim muitas casas coloniais dos antigos Barões e igrejas esbanjavam toda a opulência do mais nobre ouro talhadas em ornamentos sacros impondo a todos sua superioridade econômico-social de uma corte impiedosa e escravocrata.
Entre cenários de conflitos, interesses múltiplos e particulares e muita disputa, podemos sentir a história vivida e cotada repetidas vezes nas ruas, calçadas e monumentos desta época de Caçada ao Ouro em Minas Gerais... sentem e aproveitem!!!

OURO PRETO
O maior e mais homogêneo conjunto da arquitetura colonial portuguesa no mundo. Foi a primeira cidade brasileira a ser declarada pela UNESCO Patrimônio Cultural da Humanidade.
A cidade é o "carro-chefe" do turismo mineiro, sendo a mais visitada em todos os circuitos turísticos que o estado de Minas Gerais possui.  
Muitos hotéis legais, muito restô bacanérrimo, e o astral... bom prefiro não comentar vão conferir..
Info básica: O carnaval em Ouro Preto é uma loucura!! Cidade boêmia e estudantil... ferve!!!

O que não pode ficar de fora:
A Igreja da Nossa Senhora do Pilar por ser a segunda mais rica do Brasil com seus 434 quilos de ouro que adornam o altar.
A Igreja de São Francisco de Assis vale pelo efeito de ilusão de óptica do teto.
O Museu da Inconfidência (antiga Cadeia) com suas peças e histórias da Inconfidência Mineira cujo nome mais importante foi Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes).
Para os mais aventureiros, a Mina do Chico Rei é um programa bem bacana, pois é possível andar pelos 1500 metros de túneis onde os escravos trabalharam até a abolição da escravatura, em 1888.
Não vai ser difícil comer bem... tudo é bom, mas como Ouro Preto é uma cidade basicamente universitária, se joguem nos botecos e restôs tradicionais mineiros.

Lugar que adoramos...
POUSADA DO MONDEGO - A imponente construção de 1747 abriga hoje uma pousada onde nenhum quarto é igual ao outro. Muito próximo de vários pontos turísticos.



SOLAR DO ROSÁRIO – Charmosos casarão do século XIX. Decoração linda em estilo colonial.




SOLAR DAS LAJES – Totalmente reformado, o hotel ficou um charme com suas vistas permanentes do centro histórico.

MARIANA
Cidade linda, linda!!! De arquitetura barroca, cheia de arte, escultura e pinturas. Ainda tem o passeio de trem Maria Fumaça e o famoso concerto de música erudita em órgão alemão realizado na Catedral.  A Estação Ferroviária de Mariana foi totalmente revitalizada e hoje também é um ponto turístico.
A melhor forma de conhecê-la é andando... muito!!!

O que não pode ficar de fora:
A Praça de Minas Gerais, onde se localizam monumentos históricos como o Pelourinho, a antiga Casa da Câmara e Cadeia, Igrejas São Francisco e Nossa Senhora do Carmo. A Catedral da Sé e Rua Direita.
Atenção especial para as obras do mestre Ataíde, são indescritíveis as lindas pinturas.
A Mina da Passagem é aberta a visitas. O passeio começa em uma descida de 120 metros em um daqueles carrinhos de filme sobre trilhos. Em seguida é possível ver o grande vazio dos locais de onde foram retiradas 35 toneladas de ouro. Para terminar, a parte mais bonita é quando se chega ao lago submerso dentro da mina.

Lugar que adoramos...
As opções de Mariana são muito rústicas, não sugerimos se hospedar lá.

SÃO JOÃO DEL REI
Atualmente uma das cidades mais visitadas no turismo de Minas Gerais, conta com bons restaurantes, hotéis e vida noturna de qualidade.
Ainda tenho taças de estanho lindíssimas...
Uma opção bastante legal é chegar na cidade de trem (as sextas feiras) pegando a Maria-Fumaça em Tiradentes. As vistas são lindas e o centro histórico é iluminado por lampiões a noite, muito charmoso.

O que não pode ficar de fora:
A Igreja de São Francisco de Assis, com apresentações de música sacra barroca nas missas de domingo,
A Catedral de Nossa Senhora do Pilar e a Igreja de Nossa Senhora das Mercês, que toma conta de uma mina de ouro, já que foi construída em cima dela.

Lugar que adoramos...
GARDEN HILL SMALL RESORT - Hotel bem bacana, moderno e confortável com mimos que adoramos. O hotel está localizado à 7 km de São João del Rei, do lado do aeroporto municipal e a 14 km de Tiradentes. Espetacular para quem, como eu , detesta fazer check in e check out.


POUSADA BECO DO BISPO – Muito charmosinha, uma ótima opção no centro histórico, oferece conforto e facilidades. Pode contar com internet, piscina, portaria 24 horas e frigobar abastecido sempre.



VILLA MAGNÓLIA POUSADA - Ao lado da Igreja de São Francisco de Assis e da Universidade Federal, esse antigo casarão oferece uma vista privilegiada e um maravilhoso café-da-manhã colonial.

TIRADENTES
A cidade histórica de Tiradentes em Minas Gerais é uma cidade-monumento pela riqueza do acervo arquitetônico e paisagístico. Perfeita para fazer compras e comer bem, já que estão presentes os restaurantes mais premiados de Minas, depois de Belo Horizonte. 
Suas ruas, igrejas, museus, monumentos históricos, enfim, todo o conjunto do colonial português que é muito homogêneo, encanta ao turista que visita Tiradentes. Tudo lá é muito bacana, é chegar e aproveitar os restôs, bares, ateliês, lojas de artesanato e antiquários de excelente qualidade.

O que não pode ficar de fora:
Igreja Matriz de Santo Antônio, com seu altar no estilo rococó.
O Chafariz de São José, que trazia água potável de uma nascente a 1 km de distância da cidade.
Museu Padre Toledo.
Para os aventureiros: recomendo ir até a Serra São José para fazer caminhadas e ver as cachoeiras.
Para os aventureiros preguiçosos: Vão a Cachoeira Bom Despacho é logo no começo da estrada então não requer trilhas.
Compradores compulsivos: Um dos distritos de Tiradentes, conhecido popularmente como Bichinho é uma ótima pedida para fazer compras, principalmente as que envolvem objetos de metal e artesanato de forma geral. É recomendável ir para lá nos finais de semana já que durante a semana muitas galerias não abrem.

Para comer bem...
Há muitos lugares para se jogar literalmente, as porções são mega generosas e servem duas pessoas famintas... vou dar algumas dicas que gostamos, aproveitem para desfrutar de lugares rústicos e de raiz... este é o nosso verdadeiro Brasil.
De qualquer forma, não deixe de dar um pulo no CHICO DOCEIRO, seus quitutes são divinos e eliminam qualquer TPM desde 1965... imperdível!!!

Lugar que adoramos...
SOLAR DA PONTE MERCÊS – (centro Histórico) Lugar maravilhoso em prédio colonial cheio de obras de arte. Serviço primoroso em ambiente encantador!! Não aceita menores de 12 anos.


POUSADA BRISA DA SERRA – (1,5km do centro) São os melhores quartos de Tiradentes, amplos e com o enxoval bordado que dá vontade de levar pra casa. O café da manhã é um show com vários quitutes feitos no fogão a lenha.



POUSADA DOS INCONFIDENTES – (3 km do centro) Inspirada nos casarões mineiros do séc. 18, a pousada é linda e muito aconchegante. Não aceita menores de 10 anos.
POUSADA PEQUENA TIRADENTES – (centro Histórico) Apesar do nome é a maior hospedagem da cidade com várias alas formando uma espécie de vila com muito charme. Quase toda a mobília é exclusiva, feita por artesãos locais e está a venda, adooooro!!!

DIAMANTINA
A cidade de Diamantina detém os títulos de Patrimônio Histórico Nacional e Patrimônio Cultural da Humanidade. É um dos destinos da Estrada Real e um dos roteiros culturais e turísticos mais ricos do País. Terra natal do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek, Diamantina é conhecida por ser uma cidade boêmia das serenatas feitas em bares e dos becos pra lá de sugestivos.


O que não pode ficar de fora:
Conhecer as cachoeiras nos arredores da cidade
Ver as casas do muxarabiê com estilo árabe,
Passear na Casa de Chica da Silva e no Museu do Diamante.
Ver o Passadiço da Casa da Glória. São dois sobrados históricos ligados por uma passagem na parte superior. A passagem foi construída em 1878 quando as casas foram transformadas em um colégio bastante tradicional para meninas. A passagem servia para que as garotas e seus uniformes não ficassem transitando pela rua.
Diamantina é uma cidade que agrada a todos, as crianças podem ser deixadas soltas porque a cidade é bem segura, mulheres enlouquecem com as compras e homens se jogam na variedade de barzinhos perto das lojas... mais providencial impossível!!!
Não é muito pratico andar de carro pela cidade já que suas ruas são íngremes e feitas de pedra... o melhor mesmo e bater perna e queimar toda a fartura do café da manhã.

Lugar que adoramos...
POUSADA DO GARIMPO – (10 minutos do Centro Histórico) Esta pousada une o charme da simplicidade com um serviço primoroso!!!






CONGONHAS DO CAMPO
Acho que nunca vou me esquecer de quando cheguei em Congonhas e vi os 12 profetas de pedra sabão do Aleijadinho, o verdadeiro gênio do barroco Brasileiro que teve uma doença degenerativa deformante e progressiva perdendo vários dedos das mãos e todos os dos pés, o que o levou a andar de joelhos. O grande artista continuou trabalhando com a ajuda de seus escravos e com as ferramentas amarradas no que havia restado de suas mãos e nos deixou um arsenal de pura beleza e poesia.
Já os Passos da Paixão, que representam a Via Sacra, as imagens são em cedro. Em 1985 este conjunto foi tombado pela UNESCO e transformado em Patrimônio Cultural da Humanidade.
O que não pode ficar de fora:
A Basílica do Senhor Bom Jesus Matosinhos, onde estão os 12 profetas.
Os vários museus de arte barroca da cidade. 
Muitas são as opção para comer... mas não recomendamos se hospedar em Congonhas pois as opções são muito rústicas. 

INHOTIM
O Instituto Inhotim é um complexo museológico original, constituído por uma sequencia não linear de pavilhões em meio a um parque ambiental. Suas ações incluem, além da arte contemporânea e do meio ambiente, iniciativas nas áreas de pesquisa e de educação.
É um lugar incrível criado em 2005 como uma entidade privada, sem fins lucrativos e qualificada pelo Governo do Estado de Minas Gerais como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.
Fica em Brumadinho, a 60 quilômetros da capital mineira, possui um importante acervo de arte contemporânea.
Em Inhotim, o meio ambiente interage com a arte de forma linda e harmônica de puro encantamento com o acervo de arte contemporânea focada em obras criadas a partir dos anos 1960. Possui pinturas, esculturas, desenhos, fotografias, vídeos e instalações de artistas brasileiros e internacionais.
De fato imperdível!!! E de quebra, pra quem quer ver mais beleza e arquitetura, a cidade de Pampulha (bem próxima à capital belo Horizonte) detém um enorme acervo de obras de Oscar Niemayer.

GRUTAS


Gruta de Maquiné Tem galerias que se aprofundam na rocha por 880 metros de comprimento. No turismo de Minas Gerais é a gruta mais visitada.



Gruta Rei do Mato exibe formações calcárias como estalagmites, estalactites, travertinos e colunas. Suas formações de estalagmite são raras no mundo. Ao lado existe uma lapa onde pode se ver pinturas rupestres que datam de seis mil anos.





De verdade acho que Minas Gerais é um dos estados mais encantadores do Brasil. Rico em arte, cultura e gastronomia, farto em serviço, profissionalismo e hospitalidade...

Como as cidades são muito próximas sugiro chegar no aeroporto de Confins em Belo Horizonte, alugar um carro e fazer todo o roteiro ficando hospedado no máximo em duas ou três cidades.
Acho também que para desfrutar tudo o que esta linda região tem a oferecer, o ideal é ter pelo menos 10 dias...

Destino único!!! Aproveitem!!!
Um beijo e ótima semana!!!


Nenhum comentário: