quarta-feira, 6 de agosto de 2014

DIÁRIO DE FÉRIAS EM FAMÍLIA JULHO 2014 – PARTE 2 BALTIMORE

Por Bia Parra





 onforme havia combinado na semana passada, vou continuar relatando o nosso roteiro pelo leste dos Estados Unidos já que descobrimos o quanto este País tem a oferecer além dos destinos mais óbvios.

E assim rumamos para Baltimore.

Baltimore é o maior centro econômico de Maryland na costa leste dos Estados Unidos. De carro a partir de NYC são aproximadamente 3 horas em uma bonita estrada, super astral na verdade.


Logo na entrada já nos surpreendemos com a beleza e organização além da certeza que "o tempo vai ser curto, podíamos ficar mais".

Aqui vou abrir um parêntese para falar um pouquinho da história de Baltimore, afinal foi por conta dela que a cidade entrou em nosso roteiro.




A cidade foi fundada em 30 de julho de 1729 e Lord Baltimore foi o primeiro governador Proprietário da Província de Maryland. Baltimore cresceu rapidamente nos finais do século XIX como um depósito dos açúcares vindos das colônias das Caraíbas e seu comércio portuário, além é claro, de ter desempenhado um papel fundamental nos eventos que efetivaram a Revolução Americana.
Portanto sua importância no cenário histórico dos Estados Unidos é evidente. A cidade foi o local da Batalha de Baltimore durante a Guerra de 1812. Depois de queimar Washington, DC, os britânicos atacaram Baltimore, bombardeando o forte Fort McHenry durante 25 horas. A defesa heroica do forte, testemunhada pelo advogado Francis Scott Key do seu pequeno barco, o levou a escrever o poema "The Star-Spangled Banner" que, em 1931, foi adoptado como hino oficial dos EUA.

Depois da Batalha de Baltimore, a população da cidade cresceu rapidamente com a construção de estradas e ferrovias ligando a cidade com os principais mercados do Centro-Oeste. A cultura distinta local começou a tomar forma com suas construções monumentais elevando a cidade ao status de " A Cidade Monumental" em 1827 pelo então presidente John Quincy Adams.

O tamanho relativo da população negra da cidade cresceu de 23,8% em 1950 para 46,4% em 1970. Não sei dizer qual é o percentual atual, mas vou falar que esta população de descendência africana e linda dá a cidade um swing muito especial com muita música, alegria, cores e sabores.
Como julho é verão tenho que dizer que tudo sempre contagia né?! Acho que talvez seja a melhor época para visita-la mesmo.

A cidade é bem plana então caminhar é fácil e se você ficar próximo ao Inner Harbor, bairro mais turístico por assim dizer,  deixe o carro e faça tudo a pé já que são vários os restaurantes, lojas e outras atrações emocionantes ali pertinho.


Nesta época ainda é possível ver artistas de rua fazendo concertos ao ar livre, desfiles, fogos de artifício, pedalinhos, esportes infinitos aquáticos ou não , enfim um monte de alternativas para desfrutar ao ar livre neste lindo porto.

Para nós que tínhamos muito pouco tempo, o ponto alto foi o Aquário Nacional (de verdade imperdível!!) e olhem que como fui criada em fazenda odeio bicho preso, mas aqui a história é diferente. São mais de 660 espécies de animais sob a tutela de um pessoal altamente profissional e responsável pelo estudo e preservação.

Dica de sucesso: Facilite sua entrada que pode ser demorada em época de férias e já compre seu ingresso pela internet para troca local nos totens, super vale a pena. No site do Aquário são oferecidas várias experiências diferentes que podem ser compradas com os ingressos.

Experiência imperdível: Nós compramos uma chamada Shark Immersion Tour... Isso mesmo, uma experiência incrível com os tubarões. Tem número limitado e horário marcado. Por 1:30hs aproximadamente fizemos uma visita guiada particular com um profissional local especificamente nos lugares onde os tubarões ficam. Foram feitas todas as explicações sobre as "feras" e finalizamos entrando nos "bastidores " onde são tratados e alimentados, inclusive visitamos uma plataforma que nos permite ficar beeeeem pertinho deles...incrível, adoramos!!!

Quando saímos dali não podíamos deixar de comer no delicioso Cheesecake Factory pois toda aquela adrenalina nos inspirou muito... (Há!)

Para quem está com crianças pequenas não deixe de visitar o Maryland Science Center (http://www.mdsci.org/) que contém mais de duas dezenas de esqueletos de dinossauros. Esta é uma forma divertida e educativa para aprender sobre o planeta.


Baltimore é incrível para jantar e sair de noite, as opções são infinitas...desde família até grupo de amigos muito, muito festivos!!

Não deixe de ir conhecer a Little Italy e seus temperos bem napolitanos. A vida noturna animada e muito charmosa da região de Fell's Point, a Broadway ( que no caso é uma pequena avenida ) é uma delícia.

E assim acabou nossa visita (infelizmente) a Baltimore. Já fica aqui registrado que é uma cidade incrível em todos os aspectos.

Nossa próxima parada na semana que vem será Richmond.

Um beijo e até lá!!!

Nenhum comentário: