segunda-feira, 4 de agosto de 2014

VINHOS E PAISAGENS INESQUECIVEIS MUNDO AFORA – 3º PARTE

Por Helena Ruano



Lima no Peru foi dada em 2009 que seria a próxima cidade gastronômica. Muitos acharam essa previsão excessivamente otimista, mas foi na mosca. 
Não há quem não fale sobre o ceviche, a receita mais famosa do país. O prato virou ítem de peso em casas renomadas de todo o mundo.

 A culinária é resultado de complexas combinações espanholas, indígenas e africanas. No bairro de Miraflores, os turistas se revezam entre os restaurantes mais tradicionais.

A grande estrela é o Astrid y Gastón, o melhor da America Latina segundo o ranking 2013 da Restaurant. A lista da revista britânica também legitimou outras casas locais, há sete peruanos entre os tops 15. Ao que tudo indica, a cozinha virou mesmo o cartão de visita do Peru.

O La Mar de Miraflores é a primeira cevicheria da rede de restaurantes que se espalhou pelo mundo, incluindo São Paulo. A casa de Lima seve dez tipos de ceviche e o melhor coquetel de folha de coca sour da cidade.

Ir a Lima e nãos se aventurar no Astrid y Gastón, o top dos tops é quase pecado. Aproveitando a onde de estrelados, vá ao Central, o quarto da lista da Restaurante.
Ainda em Miraflores, o La Red, aberto em 1981, é um sucesso, e continua servindo os mesmo clássicos. Em San Isidro, o Malabar é a sensação da cozinha novoandina, com pratos da Amazônia peruana, eles servem o paiche, o nosso pirarucu.

Ainda há Barranco, onde fica o Hotel B, ganhou definitivamente o nosso coração. Boêmio, cheio de restaurantes bacanérrimos em casas antigas, vários ateliês e lojas com produtos locais diferenciados, misturam a áurea cool da nossa Vila Madalena e a sofisticação dos jardins.
Não deixem de conhecer:

Restaurante Amor Amar – Famoso pelo ceviche.
 Calle Garcia y Garcia, 175 – Barranco, Lima, Peru
+51 1 651-1111
www.amoramar.com
Picas – Peruano badalado.
Bajada de Baños, 340, Barranco, Lima, Peru
+51 1 252-8095
www.picas.com.pe
La Pescaderia – Pratos com peixe.
Av. La Paz 1299, La Perla/Barranco, Lima, Peru

+ 51 1 453-5855

Ótimo ir em Setembro, quando rola a Mistura, a prestigiada feira gastronômica limenha.

Uma ótima semana a todos,
Até a próxima,
Um beijo,
Afinal Turismo.  
                                                                         
Inspiração, informações e imagens retiradas do site: Escrito por Laura Capanema na revista VIAGEM E TURISMO, editado por Rosana Zakabi (AS COISAS BOAS DA VIDA). www.leadingperutravel.com; www.journeyou.com; www.belmond.com; www.lomejordecolombia.com

Nenhum comentário: