segunda-feira, 25 de agosto de 2014

VINHOS E PAISAGENS INESQUECIVEIS MUNDO AFORA –6º PARTE

Por Helena Ruano



A três horas de carro de Paris, Bordeaux é uma charmosa cidade de edifícios majestosos, da época de Luís XV e rodeados por um mar de vinhedos.

As vinícolas, lendárias, se espalham por um raio de 1.000 quilômetros quadrados. Ali há 57 denominações diferentes de vinho, e por ano são produzidas meio bilhão de garrafas. Saint- émilion, uma das vilinhas medievais dos arredores, é famosa também por seus macarons, que caem muito bem depois de uma refeição á base de foie gras e entrecôte á la bordelaise (contrafilé ao vinho tinto). 


Excursões de um dia pelas vinícolas. Para viver uma clássica experiência bordelaise, programe-se para passar uma manhã de sábado saboreando as ostras frescas do Marché des Capucins.

A visita ao Bar du Vin, na Maison du Vin de Bordeaux, é ideal para beber ao lado de quem entende do assunto, os enófilos de carteirinha ainda podem se inscrever para cursos na renomada École du Vin.

Não perca o Château Margaux, que desde o século 17 produz um dos vinhos mais caros e admirados do planeta. Vá também á La Winery, com degustações e uma adega que dispõe de mais de mil rótulos. Na hora das refeições, vale provar os pratos do La Tupina, especializado em delicias sazonais do sudoeste francês, ou no Le Cheverus Café, onde os pratos incluem o vinho e é uma pechincha.

Em Saint-Émilion, onde as ruelas estreitas constituem uma verdadeira adega a céu aberto, reserve uma refeição no hotel Hostellerie de Plaisance, que serve um cardápio memorável de oito pratos numa sala de jantar.

E porque não tomar um banho de tinto, o melhor lugar para curar a ressaca o hotel e spa Les Sources de Caudalie, nos arredores. Foi ali que surgiu a vinoterapia, o tratamento á base de vinho.

Outra dica de sucesso: É melhor ir de Abril a Setembro, quando as temperaturas são mais agradáveis.

Tenham uma ótima semana, até a próxima.

Um beijo,
Afinal Turismo.

Inspiração, informações e imagens retiradas do site: Escrito por Laura Capanema na revista VIAGEM E TURISMO, editado por Rosana Zakabi (AS COISAS BOAS DA VIDA). www.viajenodetalhe.com.br; www.localnomad.com; www.vinhotododia.blogspot.com; www.getyourguide.com; www.bioutibox.wordpress.com; 

Nenhum comentário: