sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Locação de carros – Dicas importantes



Por Tatiana Sanches

Esse é um post com dicas simples e úteis para não termos mais aquelas surpresinhas no cartão de crédito ao alugarmos carro fora do país. Isso por que não sei se por má vontade das locadoras ou por muitas vezes falta de fluência no idioma do local, acabamos caindo em armadilhas que não temos como reverter ao chegar no Brasil de volta.





A primeira dica é sempre ter o voucher em mãos. Apesar da apresentação do mesmo já não ser obrigatória em muitos casos, ele é o seu comprovante do que está ou não incluso no pagamento feito no país de origem, inclusive o comprovante do pré pagamento quando esse é o caso.



Sempre que fazemos a reserva aqui na agência, o condutor sai com todos os seguros obrigatórios já pagos. Mas é muito comum ao chegar para a retirada começarem a te oferecer outras coberturas. É importante entenderem que os seguros obrigatórios só incluem roubo, furto, colisão, incêndio e na maior parte das vezes terceiros, ou seja, os seguros para chave reserva, guincho, pane seca, bateria entre outros, não estão inclusos em suas coberturas e podem ser adquiridos no ato da retirada do carro ou, em caso de necessidade, pagarão a parte pelo serviço. Esses seguros extras são cobrados, então fiquem de olho e se informem bem.





Outra coisa bem comum quando vamos retirar o carro é oferecerem um “up grade” de categoria, ou seja, um carro melhor ou maior. Isso pode ser feito rapidamente e sem problemas no check in, mas atenção, isso também é cobrado a parte.







Sempre que retirar o carro o tanque de combustível do mesmo estará cheio e dessa forma deve ser devolvido a não ser que tenha pagado previamente junto a reserva o 1° tanque de combustível e então nesse caso, e tão somente nesse caso, você não será cobrado ao devolver o carro com o tanque vazio.
Normalmente nas locações feitas do Brasil o segundo motorista está incluso, verifique essa informação junto à locadora ou agência. Caso esteja incluso é importantíssimo que forneça os documentos do segundo motorista ao fazer o check in para retirada do carro, pois somente dessa forma o segundo motorista também estará incluso no seguro do carro.



Principalmente no estado da Florida, porém nos EUA em geral, existe uma tendência a acabar com cabines de pedágio e dessa forma manter as cobranças eletronicamente através do que chamamos no Brasil de “Sem Parar”. Lá esse nome varia de estado para estado e muitos desses estados têm mais de uma empresa oferecendo o serviço. O importante de comentarmos isso é que esses pedágios passados eletronicamente também serão cobrados, bem como uma pequena taxa pelo uso dos aparelhos que já estarão instalados no seu carro. Acho válido sempre comentar no check in com o atendente, para terem a certeza de que o mesmo está pronto para uso, pois a multa por passar em pedágio sem pagar pode chegar a US$ 100,00 ou mais.




Em alguns países a carteira de motorista internacional é obrigatória, em outros não. Porém em ambos os casos é importante que tenha sua carteira de motorista original em mãos. Entenda que a falta desse documento irá impedir-lhe de retirar o carro na locadora, bem como dirigir. Sempre questione sua agência ou locadora sobre qual a necessidade de documentos para os destinos de suas viagens.






Quando efetuamos o check in para retirada do carro, sempre será deixado uma numeração de cartão de crédito como garantia e todas as cobranças extras irão direto para esse cartão.

Cheque abaixo nossas dicas mais importantes:


Ao fazer todo o check in e estar livre para buscar seu carro no estacionamento da locadora, você receberá uma série de documentos, bem como um recibo com valores.

Preste muita atenção nesse recibo, pois ele
tem que estar zerado no total. Qualquer valor que estiver diferente de zero será cobrado em seu cartão de crédito.


Na devolução do carro funciona da mesma forma, então ao devolver o carro, esse será vistoriado por um funcionário da locadora e essa pessoa também lhe dará um recibo que tem que estar zerado,  caso contrário também será cobrado em seu cartão.

Caso tenha contratado algum serviço extra, fique atento se o valor que esta sendo cobrado foi o acordado e entendido com o funcionário da locadora e nunca deixem de devolver o GPS ou de avisar caso o mesmo não seja mais necessário, pois isso lhe causaria cobranças na devolução. Evite também manter o GPS dentro do carro ao estacionar, ele é de sua responsabilidade e o roubo do mesmo também pode lhe gerar custos.

Existem locais e locadoras com um novo tipo de serviço, a locação de um tablet com internet e que funciona também como GPS. IMPORTANTE, esse não é o GPS que já está incluso na sua reserva e a retirada do mesmo também lhe gerará custos extras.
Ao terminar o check in assinamos um contrato com todas as informações da locação, então é quase impossível conseguirmos reverter cobranças que foram autorizadas e assinadas pelos condutores na retirada do carro. Por isso sempre faça a retirada do carro e devolução com tempo, sei que o processo é chato e que na maioria das vezes estamos cansados de horas de voo, porém podemos evitar muitos problemas com esses detalhes resolvidos.






Claro que erros acontecem, então é imprescindível que guardem seus comprovantes de locação, pois em um caso desses, precisaremos dos documentos para contestar as cobranças indevidas. Indico guardar também o comprovante de pagamento do posto onde encher o tanque antes da devolução.




Muitas dessas regras não se aplicam a carros esportivos e ou diferenciados, então sempre tire todas as suas duvidas com a sua agência ou locadora antes da viagem ou pagamento da locação.

De resto divirtam-se pelas estradas desse mundo enorme e que tem muito a nos mostrar!!!

Nenhum comentário: