segunda-feira, 18 de agosto de 2014

VINHOS E PAISAGENS INESQUECIVEIS MUNDO AFORA –5º PARTE

Por Helena Ruano


O estado mais rico dos Estados Unidos é o berço da gastronomia inventiva americana e produz praticamente toda a uva do país: 99% do total.

A famosa Napa Valley e a vizinha região de Sonoma têm mais de 600 vinícolas, numa área cuja combinação entre terreno e temperatura ideal faz com que a produções de cabernets, chardonnays e pinot noirs do pedaço esteja entre as mais cobiçadas do planeta. As duas regiões, mais San Francisco, concentram ainda 42 restaurantes estrelados Michelin.

A Califórnia, por ter diversas fazendas e um solo muito rico, é um primor de ingredientes frescos como ostras, caranguejos, cogumelos silvestres, pimentões amarelos.

Os chefs locais seguem a “culinária livre” e abusam de ingredientes orgânicos, além de usar muitas influencias do México, ali pertinho.

San Francisco é a capital californiana da boa mesa. Imperdível é o Coi, a grande estrela da cozinha californiana da atual. Outros, contemporâneo Frances que está sempre no Top 5 das listas gourmet, o delicioso marroquino Aziza, o Swan Oyster Depot, um despojado bar de ostras e sucesso absoluto entre os locais, e o já consolidado Michael Mina, que faz uma cozinha “franco-japonesa”.

 Nos arredores de Napa, vá a Yountville, onde está o French Laundry, os três estrelas Michelin de Thomas Keller, que levanta a bandeira sustentável e cobra cerca de U$$ 295,00 por 11 pratos (reserva com muita antecedência). 

Na terra do vinho, a enorme vinícola de Robert Mondavi é uma das responsáveis pela fama da região, e a Quixote produz syrahs e cabernets 100% orgânicos. As estradas são mais bonitas ao redor de Calistoga, cidade conhecida por suas aguas termais e seus spas.

Dica: Para evitar as lotações do verão, a boa é ir à primavera, entre março e maio, quando há um tapete de flores amarelas.

Uma ótima semana,
Até a próxima,

Um beijo,
Afinal Turismo.


Inspiração, informações e imagens retiradas do site: Escrito por Laura Capanema na revista VIAGEM E TURISMO, editado por Rosana Zakabi (AS COISAS BOAS DA VIDA). www.botecoterapia.com; www.kitchenrap.blogspot.com; www.frenzyofnoise.net; www.ealuxe.com; www.pt.forwallpaper.com

Nenhum comentário: